Projeto prevê acompanhamento intensivo para mulheres que sofreram agressão; recentemente, iniciativa ampliou sua estrutura com nova sala

O projeto Guardiã Maria da Penha é mais uma ferramenta para proteger vítimas de violência doméstica em São Vicente, criado pela Guarda Civil Municipal (GCM), com o intuito de acompanhar e proteger mulheres que já sofreram agressão, seja ela física, mental ou patrimonial. A iniciativa oferece suporte integral às pessoas em situação de vulnerabilidade social. 
 
Por meio de parcerias intersecretariais, o projeto engloba acompanhamento de saúde física e psicológica, orientações jurídicas, além de suporte especializado constantemente. Tudo para que essas mulheres possam reconstruir suas vidas com segurança e dignidade. A intenção é a prevenção e o combate ao ciclo da violência, por meio de apoio e educação. “Na maioria das vezes a mulher volta para o agressor apenas porque ele promete mudar. Ela se envolve neste ciclo até mesmo depois de denunciá-lo, até que ele seja agressivo novamente”, explica Marcela Barbosa, Guarda Civil Municipal de São Vicente e idealizadora do Guardiã Maria da Penha. 
 
Serviço - Para que a vítima seja contemplada, primeiramente ela deve abrir um boletim de ocorrência e pedir medida protetiva do agressor junto à Polícia Militar (PM). O caso será passado à GCM, que entrará em contato com a mulher via telefone. Após o primeiro contato, será agendada uma visita doméstica. Também é possível realizar agendamento presencialmente. Basta comparecer à base da GCM (Av capitão mor Aguiar, 798 - Centro). 
 
Após a visita e avaliação, a vítima será encaminhada aos devidos atendimentos, de acordo com sua realidade e necessidades. “A nova sala é mais uma  ferramenta para o atendimento dessas mulheres que precisam recomeçar a vida de forma digna. Mais um passo em busca da segurança”, ressalta o comandante da GCM de São Vicente, Rubens Goes. 
 
Investimentos - Dentre as entregas destacam-se o Centro de Controle Operacional (CCO), primeiro sistema de monitoramento da história da Cidade - que fiscaliza pontos estratégicos do Município por meio de totens e câmeras de segurança, a aquisição de radiocoumunicadores com sistema de geolocalização via GPS, coletes balísticos para a Guarda e o convênio firmado com a Polícia Federal (PF), habilitando os GCMs ao porte institucional de arma de fogo, inauguração de uma nova base da defesa civil e nova sala para guardiã Maria da Penha. 
 
Por Yasmin Cristini