No trânsito, pedestres e condutores têm a mesma responsabilidade de agir com respeito à vida. É com o intuito de promover esta conscientização que a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Transito e Transportes (Setrans), dará início à Semana Nacional de Trânsito nesta quarta-feira (18). A abertura oficial da programação será às 10 horas, na sede da Diretoria Regional de Ensino (Rua João Ramalho, 378 – Centro). 

            

Durante este primeiro dia de atividades, acontecerá a palestra “Crimes de Trânsito e suas consequências”, ministrada por representantes vicentinos da Organização dos Advogados do Brasil (OAB – SV). No mesmo dia, simultaneamente, funcionários da Setrans e agentes de autoridade de trânsito entregarão flyers com conteúdo educativo para motoristas na rua do evento.

            

Os dias da Semana Nacional de Trânsito contarão com ações de distribuição de informativos em diversos pontos da Cidade até a quarta-feira seguinte (25). Questões ligadas a idosos e ciclistas no trânsito, assim como dos perigos de dirigir alcoolizado, também serão levadas aos munícipes.


Já no domingo (22), acontecerá um passeio motociclístico com o objetivo de chamar a atenção sobre as mortes de trânsito envolvendo quem anda sobre duas rodas. O percurso começa na Avenida Embaixador Pedro de Toledo, sentido divisa de Santos e São Vicente. O retorno será pela praia, passando pela Avenida Presidente Wilson, Avenida Embaixador Pedro de Toledo e terminando na Praça Tom Jobim.


“Esta mobilização é muito importante para conscientizar os condutores sobre uma direção mais segura. Temos que falar sobre a importância da vida no trânsito. Então, a Semana Nacional do Trânsito é uma oportunidade de trabalhamos a questão educativa com os munícipes de forma mais eficaz”, afirma o secretário de Transito e Transportes, Alexandre de Almeida.

 

Confira a programação completa:

 

Quarta-Feira (18) - Abertura

10h: Palestra Crimes de Trânsito – Representante da OAB-SV + Distribuição de informativos para motorista (Diretoria Regional de Ensino - Rua João Ramalho, 378 – Centro)

 

Quinta-Feira (19)

10h às 11h30: Distribuição de informativos para pedestre (Praça Barão Rio Branco)  

15h às 16h: Distribuição de informativos para pedestres e motoristas (Av. Antônio Emmerich com Rua Mota Lima)

 

Sexta-Feira (20)

08h às 10h: Distribuição de informativos para motociclista (Av. Quintino Bocaiuva – Linha Amarela com Av. Padre Manoel da Nóbrega)   

15h às 16h: Distribuição de informativos para motociclistas (Av. Newton Prado com Ponte Pênsil)

 

Domingo (22)

10h às 18h: Passeio Motociclístico (Saída na Avenida Embaixador Pedro de Toledo, chegada na Praça Tom Jobim) + Distribuição de informativos para pedestres e condutores (Praça Tom Jobim)

           

Segunda-Feira (23)

08h às 12h: Ação no Desfile Cívico da Independência, com distribuição de material informativo para pedestres e motoristas sobre conscientização no trânsito, uso de bebidas alcoólicas e respeito a idosos e ciclistas (Área Continental, saída na Avenida Ulisses Guimarães (em frente à Igreja Batista) - Jardim Rio Branco)

 

Terça-Feira (24)

10h às 17h: Ação no Desfile Cívico da Independência, com distribuição de material informativo para pedestres e motoristas sobre conscientização no trânsito, uso de bebidas alcoólicas e respeito a idosos e ciclistas (Orla do Gonzaguinha)

 

Quarta-Feira (25)   

10h às 12h: Ação Praças do Centro e Shopping, com distribuição de informativos para pedestres, motoristas e motociclistas