A Câmara de Guarujá aprovou nesta última sessão ordinária (17/09) projeto de lei de autoria do vereador Edilson Dias ((PT) que cria o “Dia Municipal de Enfrentamento a Fibromialgia”.

 

Fibromialgia é uma síndrome clinica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes é difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Não existe ainda uma causa definida, mas há algumas pistas de porque as pessoas tem Fibromialgia. Os estudos mostram que os pacientes apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem Fibromialgia. A Fibromialgia é bastante frequente. No Brasil está presente em cerca de 2% a 3% das pessoas. Acomete mais mulheres que homens e costuma surgir entre os 30 e 55 anos.

 

Segundo o vereador, termo fibromialgia “refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica”. Por estes motivos e no intuito de promover a divulgação e conscientização em relação ao problema, para que no futuro próximo estas pessoas sejam assistidas de forma adequada desde o diagnóstico até o tratamento, é que Edilson Dias apresentou o projeto de lei com a finalidade de conscientizar a população sobre a existência da doença, a qual pode gerar a incapacidade do portador, bem como orientar sobre o tratamento adequado valorizando a saúde da população. O Dia Municipal de Enfrentamento a Fibromialgia será celebrado anualmente em todo dia 12 de maio.

 

O Projeto de Lei segue agora para a sanção e regulamentação do prefeito Valter Suman, que irá mobilizar os setores competentes da Prefeitura e sociedade organizada para a realização do Dia Municipal de Enfrentamento da Fobromialgia em Guarujá.