Sabe aquela dor no quadril que insiste em aparecer ao sentar, levantar ou mesmo ao andar? Ela pode ser um indício de lesões no quadril. O professor dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Unaerp Guarujá, Eduardo Pianca, explica os fatores que levam a este problema.

 

Segundo o docente, que é fisioterapeuta, educador físico, mestre e doutor em Educação Física, o primeiro sinal de que algo está errado é a dor, e as pessoas nem sempre dão atenção a isso. "É uma dor no quadril que vem da parte lateral da perna até a virilha, como um "C". Pacientes não conseguem sair ou entrar em um carro, não conseguem sentar, e isso atrapalha muito o dia-a-dia."        

 

O quadril, relata Pianca, é o centro do corpo, e a partir dele que há toda a facilidade em correr, andar e fazer exercícios. As lesões nessa região podem aparecer em qualquer fase da vida, mas costumam ocorrer com mais frequência com o avanço da idade. "Além do componente genético e hereditário,  as pessoas agravam isso com a obesidade, a hipertensão, o diabetes e principalmente o sedentarismo, a falta de atividade física", esclarece Pianca.

 

As lesões no quadril são um processo, levam tempo para o agravamento do quadro. "Um dos primeiros fatores que surgem no quadril são as inflamações, as mais comuns são a síndrome do impacto, ou inflamação da cabeça do fêmur. A partir daí, pode-se ter um desgaste da cartilagem, indicando uma pré-artrose que pode levar a uma artrose, uma degeneração, chegando até à necessidade de realizar uma prótese no quadril, devido lá atrás a um processo inflamatório."

 

O enfraquecimento muscular, o esforço exagerado nessas articulações por movimentos inadequados ou por outro lado, o excesso de exercícios físicos também podem ocasionar lesões. "O ato de correr de maneira errada, usar salto alto, ou a falta de atividade física podem com o tempo levar às lesões de quadril", destaca.

 

Pianca reforça a importância de procurar uma avaliação médica, fisioterapêutica e de educador físico. "Eles poderão examinar, verificar se ocorre algum desequilíbrio na musculatura para ativá-la." Recentemente, o professor realizou um curso via plataforma digital aos alunos da Unaerp Guarujá sobre a correta execução de exercícios em sessões de Fisioterapia ou em atividades de Educação Física para prevenção e tratamento dessas lesões. "A importância dessa orientação é para ser mais efetivo na reabilitação e na prevenção dos pacientes, favorecendo a ativação da musculatura do quadril", conclui.