Governador participou da inauguração virtual da unidade, que beneficiará cerca de 325 mil habitantes do município. Necrim da cidade também foi inaugurado.

O Governador João Doria inaugurou a nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e o Núcleo Especial Criminal (Necrim) de Praia Grande. Em razão das regras de isolamento social, o evento foi realizado por meio de videoconferência. O evento virtual ocorreu nesta quinta-feira, 30 de abril, quando é comemorado o Dia Nacional da Mulher.

"Essa é primeira inauguração de delegacia virtual feita na história do Governo de São Paulo. É uma data histórica. Estamos inaugurando a Delegacia de Defesa da Mulher de Praia Grande com equipamentos de alta qualidade e última geração. Essa agora passará a ser referência para as Delegacias de Defesa da Mulher em todo o Estado de São Paulo", destacou o Governador.

O Governador João Doria acompanhou a inauguração virtual do Palácio dos Bandeirantes, juntamente com o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, e a Coordenadora das DDMs no Estado de São Paulo, Delegada Jamila Jorge Ferrari. O Prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, representantes da Polícia Civil e várias autoridades acompanharam o evento ao vivo, via Internet. A inauguração foi transmitida ao vivo nas redes sociais do Governo de São Paulo.

O Delegado Geral da Polícia Civil, Ruy Ferraz Fontes, esteve em Praia Grande e fez o descerramento pessoalmente da placa da DDM. A unidade foi instalada em um imóvel cedido pela Prefeitura, no bairro Boqueirão, e beneficiará cerca de 325 mil habitantes que residem no município. As obras ocorreram por meio de parceria entre o município e a iniciativa privada, entre junho de 2019 e fevereiro de 2020.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Entre as melhorias da nova sede está a acessibilidade para pessoas com deficiência e estrutura para oitivas especiais, além de salas para atendimento médico e psicológico.

O trabalho desenvolvido pela equipe especializada resultou em 10 prisões e 64 inquéritos policiais instaurados somente no primeiro bimestre deste ano. Ao longo do ano passado, os profissionais foram responsáveis por 25 prisões e 1.048 inquéritos.

Combate à violência contra a mulher

Atualmente, o Estado conta com 134 DDMs em pleno funcionamento, sendo que dez delas atendem 24 horas. Além disso, todas as delegacias do Estado seguem o Protocolo Único de Atendimento, que estabelece um padrão para atender e melhor acolher casos de violência contra a mulher.

Em março do ano passado, ainda foi lançado o aplicativo SOS Mulher, que permite que as vítimas de violência doméstica - que possuam medida protetiva expedida pela Justiça - peçam ajuda quando estiverem em situação de risco apertando apenas um botão no celular.

"Nós temos um compromisso neste Governo, desde janeiro de 2019, que é de proteção à mulher. Por isso, saímos de uma para 10 DDMs operando 24 horas e estamos reformando várias delegacias. São Paulo tem mais de 1/3 de todas as Delegacias da Mulher de todo o país, são 134 no total. E São Paulo é o único Estado a ter o SOS Mulher, aplicativo premiado no Japão no ano passado. Vamos continuar dentro dessa determinação para reduzir as ameaças e agressões às mulheres", pontuou o Governador João Doria.

Necrim

Nesta quinta-feira (30), também foi inaugurado o Necrim do município, que passa a funcionar no mesmo endereço do novo prédio da DDM. A unidade tem objetivo de conciliar as partes em crimes de menor potencial, registrados por meio de Termo Circunstanciado (TC), evitando duas ações: a criminal e a cível.

A medida, além de desafogar o Poder Judiciário e o Ministério Público, também agiliza a solução de conflitos, permitindo que o efetivo da Polícia Civil seja liberado para investigações de casos mais violentos.

Todos os agentes que atuam nos Necrims paulistas apresentam perfil conciliatório e afinidade com a filosofia da polícia comunitária. Além disso, passam por cursos de formação sobre o tema na Academia de Polícia Civil Dr. Coriolano Nogueira Cobra - Acadepol.