Em meio à pandemia da Covid-19, o uso de máscaras de proteção se tornou uma necessidade para diminuir o contágio do novo coronavírus. E uma iniciativa da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC), formada por alunos da Faculdade de Medicina de Guarujá, quer promover o uso desse equipamento. O concurso #PenseNoColetivoUnoeste premiará as publicações mais criativas que abordarem a importância da utilização de máscaras e como utilizá-las corretamente no dia a dia.

A iniciativa é aberta a todos e o concurso vai até o dia 5 de junho. Para participar, basta postar um vídeo ou uma foto no Instagram e utilizar na publicação a hashtag #PenseNoColetivoUnoeste. Após o período de participação, um comitê avaliador formado por representantes de todos os campi da Unoeste irá avaliar os posts. As três publicações mais criativas ganharão como prêmio bolsas de estudo para cursos livres da Unoeste na modalidade a distância.

A presidente da LASC, Naiara Sales Tazawa, reforça a importância da união dos alunos na execução do projeto. “Em uma das reuniões da Liga, a gente estava discutindo sobre a importância do uso correto de máscaras e como a falta de informação pode ser um problema. A ideia do concurso partiu de duas alunas, a Dãlays e a Vitória, ambas do 3º termo. Eu espero que o concurso tenha um impacto positivo na sociedade e que os vídeos cheguem na nossa avó, na nossa tia e naquelas pessoas que não têm acesso à informação correta”, conta.

O professor Everton Lopes Rodrigues, que coordena a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da Unoeste Guarujá, ressalta que a campanha coopera com as iniciativas do governo do estado de São Paulo e estimula as práticas básicas para prevenir a disseminação da Covid-19. “O concurso promove a conscientização de um novo comportamento exigido para a população, convocando todos para desenvolver a consciência sanitária do uso de máscaras. Nosso objetivo é espalhar e fixar no consciente de cada indivíduo não apenas a importância do uso da máscara, mas também a sua utilização de maneira correta,” afirma.

O regulamento completo do concurso #PenseNoColetivoUnoeste está disponível em no site, neste link.