O Píer do Novo Casqueiro deve se tornar um dos principais pontos turísticos e de lazer de Cubatão no próximo verão. Até lá devem ser concluídas as obras que avançam na margem do Rio Casqueiro. Os trabalhos prosseguem, garantindo geração e manutenção de postos de trabalho.

No formato de uma onda gigante paralela à Avenida Beira-Mar, o píer avançará 70 metros sobre o leito do Rio Casqueiro, na altura do Cantinho dos Aposentados, e “flutuará” sobre as águas por cerca de 240 metros, até se conectar novamente ao novo calçadão da orla, junto ao 2º Distrito Policial.

Para isso estão sendo fincadas 160 estacas, sendo 32 metálicas e as demais em concreto protegido contra a ação do tempo. Com largura média de 5 metros, a passarela contará com piso pré-moldado de 25 centímetros de espessura. “Receberá revestimento especial para não absorver o calor e tornar o local mais agradável aos visitantes”, informou o diretor de Obras, Lindomar da Silva Nascimento.

Com floreiras, pergolados e “árvores” para captação de energia solar, o píer foi projetado para oferecer conforto aos pescadores, mas também poderá ser utilizado por embarcações. O guarda-corpo em vidro temperado de 10 milímetros será montado com estrutura de aço inoxidável reforçada ao longo de todo o perímetro. “Terá a área total de 2.500 metros quadrados”, destacou Nascimento.

O diretor também fez questão de frisar que a obra atualmente garante a contratação de cerca de 40 funcionários. “Trata-se de uma mão de obra especializada”. Os trabalhos não pararam mesmo com a pandemia. Dessa forma, a entrega está prevista para dezembro deste ano.