Para orientar a população sobre as medidas de combate ao novo coronavírus, a Unaerp Guarujá está disponibilizando o Guia Básico de Bem-estar e Cuidados Pessoais para prevenção da Covid-19. O material pode ser baixado gratuitamente no Portal Unaerp e visa incentivar a proteção da saúde individual e coletiva.

O guia contém as principais recomendações para evitar o contágio, dentre elas, a lavagem das mãos, o distanciamento social, o uso correto das máscaras de proteção, medidas de higienização e limpeza de objetos e ambientes, e ainda, os cuidados com o corpo e com a mente nesse período de quarentena.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Pesquisas Fernando Eduardo Lee, Profa. Me. Marcia Galinski, que coordenou o projeto, o documento foi desenvolvido em um esforço conjunto de professores, pesquisadores e estudantes da Universidade, com base em informações do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de outros guias oficiais.

A ideia do projeto surgiu quando a coordenadora conheceu as pesquisas da estudante da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Denise Minte de Almeida, que queria orientar os amigos sobre como evitar a transmissão do novo coronavírus. Denise esclarece que uma das funções do engenheiro de segurança é prevenir acidentes e doenças. “Como estou me formando nessa área, acho importante instruir a população. Acredito muito na conscientização das pessoas, em todos os aspectos”, enfatiza a pós-graduanda.

A professora Márcia Galinski ressalta que o Guia traz recomendações muito claras e práticas para a prevenção da Covid-19. “Percebemos que ainda existem muitas dúvidas da população sobre questões básicas de cuidados e, ao mesmo tempo, a importância de se adotar comportamentos visando o bem-estar. Foi um esforço de muitos especialistas, cada um na sua área, para que pudéssemos elaborar um Guia que contribua nesse difícil período que passamos.”

Também participaram do guia os docentes Profa. Dra. Priscilla Maria Bonini Ribeiro, Profa. Me. Nazareti Pereira Ferreira Alves, Profa. Dra. Luciane Ferreira do Val, Prof. Me. Junior dos Santos Gomes, Prof. Dr. Eduardo Pianca e Prof. Me. Adilson do Nascimento Gomes, com diagramação de Guilherme Encarnação e Silva. Para a coordenadora do bacharelado em Enfermagem, Profa Luciane do Val, "levar informações esclarecedoras para toda população é mais um modo de cuidar do próximo, promovendo saúde.” 

O Guia pode ser acessado no link: 
http://www.unaerp.br/images/2020Guaruja/guiabasico_covid19_unaerp.pdf.