Cartão postal de São Vicente, a Ponte Pênsil ganhou ainda mais “brilho” graças ao trabalho de revitalização em sua iluminação.  A estrutura, tombada como patrimônio histórico do Brasil, recebeu 62 novas luminárias para lâmpadas de LED com capacidade de 60w cada uma.

A empresa contratada pela Administração Municipal está substituindo o antigo sistema de iluminação, com capacidade de apenas 10w, por luminárias especiais e mais modernas.

O trabalho incluiu a Instalação de 400 metros de Barra de Eletroduto, passagem de 2.256 metros de cabos e colocação de 62 suportes para as luminárias, que contam com lâmpadas de LED com potência de 60w cada.

Ponte Pênsil - Inaugurada em 21 de maio de 1914, a ponte foi fundamental no desenvolvimento regional. A estrutura, construída com material importado da Alemanha, ainda conta com traços originais da obra centenária.

A Ponte Pênsil foi o primeiro tipo de estrutura suspensa construída no Brasil. O patrimônio de valor inestimável é um importante elemento turístico, histórico e arquitetônico da região.

 

Zoonoses está com 46 animais disponíveis para adoção

 

Adotar pode ser um ato de amor e solidariedade. E para aqueles que podem dar um novo lar a um amigo de quatro patas, o Departamento de Controle de Zoonoses de São Vicente (Dezoon) está com 46 animais esperando por uma família. Deste total, há 30 cachorros (22 adultos e oito filhotes) e 16 gatos (dez adultos e seis filhotes).

     Os animais adultos já estão castrados e vacinados contra raiva. Quanto aos filhotes com menos de quatro meses, seus novos proprietários receberão um vale castração, a fim de que o procedimento seja realizado quando o bichinho tiver a idade para a cirurgia.

     Os interessados em adotar os pets devem se dirigir à Rua Catalão, 530, na VilaVoturuá, e apresentar comprovante de residência e RG ou CNH. É necessário ter mais de 18 anos e assinar um termo de responsabilidade.

     O atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das8 às 12h e das 13 às 17 horas. Em caso de dúvidas, as pessoas podem ligar para o telefone (13) 3561-1604.

 

 

 

Guarda Civil Municipal (GCM) dispersa aglomeração e apreende caixas de som

 

As ações da Guarda Civil Municipal (GCM) nas praias vicentinas continuam surtindo efeitos positivos. No final de semana (dias 17 e 18), com a presença da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e do cão policialK-9 Tyson, duas caixas de som foram apreendidas. A ação ocorreu após a corporação ser acionada para dispersar uma aglomeração no Itararé.

Com esta ação, os agentes atingiram um total de 11 caixas de som apreendidas desde o último dia 10. Algumas delas têm potência superior a 700 Watts.

O policiamento na orla vicentina acontece de forma constante, com guardas orientando a população quanto ao uso de máscara e distanciamento social. Também são realizadas abordagens de indivíduos com atitudes suspeitas. Além disso, a corporação atua para que haja o cumprimento do Decreto 5362-A, que dispõe sobre ruídos urbanos, proteção do bem-estar e sossego público.

Para denúncias, o munícipe pode entrar em contato com aGCM pelos telefones 153 e (13) 3467-7434.

 

Zoonoses de São Vicente amplia frota de veículos

 

 

Um novo veículo integra o quadro de viaturas da Secretaria da Saúde (Sesau). Entregue nesta segunda-feira (19), no Paço Municipal, a picape Renault está à disposição da base do Departamento de Zoonoses e auxiliará em várias atividades no setor.

O utilitário adquirido por meio de emenda impositiva será utilizado para diversos atendimentos, como desinsetização e desratização nos equipamentos municipais, deslocamento da equipe para atender denúncias e resgate de animais, além de garantir apoio nas funções administrativas do departamento.

Frota – A Zoonoses passa a contar com cinco equipamentos, sendo um veículo de apreensão de animais, o trailer do Castramóvel, o Samu Animal e duas picapes, sendo uma delas utilizada para a locomoção da estrutura do Castramóvel.

 

Mais de 1.250 pessoas se cadastram no aplicativo “Primeira Saúde on-line”

 

                   Em menos de dois meses, 1.268 pessoas já se cadastraram no aplicativo Primeiro Saúde On-line, disponibilizado pela Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau). Por ora, o sistema opera em duas Unidades Básicas (UBSs): a Parque São Vicente, na Área Insular, e a Jardim Rio Branco II e III, na Área Continental. A previsão é de que os demais postos da Cidade sejam contemplados até o fim deste ano.

                   O sistema facilita a interação entre munícipes e unidades de saúde na confirmação das consultas médicas.  Além disso, evita filas para a confirmação presencial de consulta e reduz ausências nas agendadas.

                   O Primeiro Saúde On-line pode ser acessado pelo Google Store e Play Store (Android). Até dezembro, o recurso será disponibilizado para o sistema IOS. O munícipe que estiver com os dados atualizados no Sistema Único de Saúde (SUS) pode baixar e instalar o aplicativo. Em seguida, deve-se realizar cadastro e definir senha.

Quem estiver com suas informações desatualizadas junto ao SUS, precisa ir à UBS Parque São Vicente ou à UBS Jardim Rio Branco II e III, para efetuar a correção dos dados. Depois do processo, será possível usar o aplicativo. O procedimento será necessário em todas as UBS, assim que forem recebendo o novo sistema.

Para atualizar os dados, é necessário apresentar o Cartão SUS, documento de identidade, comprovante de residência e possuir um e-mail.