Do G1 Santos 

A tradicional Festa de Iemanjá, realizada todo ano em Praia Grande, no litoral paulista, será celebrada virtualmente neste sábado (5), devido à pandemia de Covid-19. A Baixada Santista voltou para a fase amarela do Plano São Paulo e está em estado de atenção. Por isso, vans, ônibus e micro-ônibus fretados, que anualmente costumam trazer fiéis ao evento na orla da cidade, estão proibidos.

A prefeitura disponibilizará o vídeo de uma cerimônia simbólica em homenagem à data, a partir das 20h. A cerimônia será exibida no Facebook da prefeitura e do Palácio das Artes. Além disso, imagens do acervo histórico do museu da cidade relembrarão momentos marcantes ao longo da trajetória da festividade.

A gravação foi feita com representantes das federações religiosas que participam anualmente do evento. A iniciativa faz parte das ações de incentivo às medidas sanitárias e de segurança para evitar a proliferação do coronavírus.

A Secretaria de Trânsito (Setran), em parceria com outros setores da prefeitura, realizará um patrulhamento em diversos pontos para evitar possíveis aglomerações na orla. Os trabalhos terão início na noite desta sexta-feira (4) e devem seguir até a noite de domingo (6).