Estamos em lockdown, e agora? Como faço para cuidar da minha alimentação? Por onde começo? Para muita gente a mudança de rotina atrapalhou a organização em casa com a alimentação. Nesse momento em que é tão importante cuidar da nossa saúde, é preciso se planejar para não deixar os cuidados com a alimentação de lado.

Antes de tudo é importante você saber o que já tem em casa! Confira a despensa e a geladeira de casa antes de ir às compras para definir o que (e o quanto) realmente necessário entrar na sua lista. Assim você evita uma despensa muito cheia de alimentos que você não dará conta para comer


E para não ter erro e desperdício se liga nessas dicas:


Frutas


De preferência para as frutas da época, que apresentam preços mais baixos e maior valor nutricional como abacaxi, banana maracujá, goiaba, limão, maçã e abacate. Você também pode congelar as frutas e utilizar em vitaminas, por exemplo.


Dica extra:

Para aumentar a durabilidade do abacate na geladeira depois de aberto, mantenha o caroço, pingue algumas gotinhas de limão ao redor da truta e guarde-o envolto em um plástico filme.


Legumes


Você pode optar pelos legumes congelados, como brócolis, couve flor, cenoura. não se preocupe com a perda de nutrientes. Ela também ocorre com o alimento na versão fresca quando submetemos a outros processos como cozinha, por exemplo. O importante é não deixar de incluir esse grupo de alimentos na rotina que são fontes de antioxidantes e compostos importantes para a saúde. Os legumes que possuem maior duração são: beterraba, cenoura, nabo e rabanete.


 Verduras


A melhor forma de garantir uma boa durabilidade é no momento do armazenamento, especialmente com a secagem das folhas. Após a lavagem, seque folha por folha com um pano limpo e guarde em um recipiente fazendo camadas com papel toalha. Assim você garante com que elas se mantenham secas e não fiquem murchas tão cedo. As folhas que possuem maior duração são: couve, repolho, taioba. A técnica do branqueamento também é uma boa pedida para aumentar ainda mais a conservação das verduras e legumes.


Proteínas animais

As carnes brancas e vermelhas podem ser congeladas, com cuidado para posicionar corretamente se o objetivo for descongelar os pedaços aos poucos. Lembre-se também de não retornar ao freezer após o descongelamento e não lavar as carnes na hora do preparo para não espalhar microorganismos pela cozinha.


Ovos

Ovos devem ser retirados de suas embalagens originais e armazenados preferencialmente na geladeira, na parte interna (e não na porta) para melhor conservação


Lacticínios

Os Leites devem ser armazenados nas prateleiras de dentro da geladeira, respeitando o prazo de validade. Queijos devem ser armazenados fora de suas embalagens em recipientes adequados, evitando o excesso de manipulação.


Evite comprar alimentos industrializados

principalmente os ultraprocessados como bolachas recheadas, salgadinhos, macarrão Instantânea, pipoca de microondas, chocolates ao leite etc. Por serem alimentos mais palatáveis podem levar ao consumo exagerado, o que a longo prazo pode debilitar o sistema imunológico pela grande quantidade de sódio e açúcar presente nesses alimentos.


Depois das compras entra o planejamento das refeições, elaborar um cardápio semanal é sempre uma boa opção para facilitar a organização e otimizar o tempo na cozinha.


Não é necessário cozinhar todos os dias também. Você pode optar por preparar as refeições da semana em um dia livre e congelar se preferir.


Dica extra

Uma dica clássica é não ir ao mercado com fome, isso aumenta a probabilidade de você cair nas tentações e comer alimentos calóricos ex: bolacha recheada."