Relações Humanas foi o tema que abriu, na manhã desta segunda-feira (17), a primeira edição deste ano do curso para formação de motorista profissional realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Com cerca de 30 participantes distribuídos em duas turmas, a capacitação segue até o próximo dia 25.
O curso é obrigatório para o exercício da atividade de motorista de táxi e de transporte escolar e de autolotação, o que implica na relação entre pessoas (interpessoal). Reforçando esse aspecto, a especialista em educação para o trânsito da empresa, Cristina Guarnieri Guerra, abordou posturas e atitudes corretas que o condutor deve adotar para o bom atendimento e convívio com aqueles que utilizam seu serviço.
“Um 'bom dia' vindo do taxista é sempre algo positivo, afinal é ele quem está recebendo o passageiro em seu veículo”, exemplificou. Psicóloga, ela também chamou a atenção sobre os cuidados com a própria saúde. “O desgaste físico e emocional podem gerar quadros de estresse e afetar o desempenho profissional, a relação com os usuários e até mesmo levar o condutor a um comportamento agressivo no trânsito”.
A capacitação tem sequência nesta terça-feira (18), com o tema Legislação de Trânsito. Até o encerramento, no próximo dia 25, os participantes vão acompanhar, ainda, apresentações sobre Direção Defensiva, Turismo, Primeiros Socorros, Noções de Mecânica e Legislação Municipal.