Equipes de zeladoria da Secretaria de Operações Urbanas recolheram cerca de 140 quilos de resíduos;

maior parte era de lixo doméstico, que estava obstruindo toda rede de drenagem pluvial do canal


Em apenas um dia de limpeza, equipes do Centro Operacional Vila Alice, vinculado à Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb) retirou cerca de 140 quilos de resíduos sólidos ao longo do canal da Avenida Almirante Barroso, até o cruzamento com a Rua Tambaú, no bairro Parque Estuário, em Vicente de Carvalho. A maior parte dos resíduos era de lixo doméstico, que estava obstruindo toda rede de drenagem pluvial do canal, provocando alagamentos  em períodos de chuva forte.


Restos de marmitex, vários alimentos acoplados em sacos plásticos, copos descartáveis, vidros, pneus, carcaças de eletrodomésticos e até uma galinha  se acumulavam no leito do canal.


Para a retirada do material, as equipes realizaram o trabalho de forma manual  com o auxílio de  equipamento de hidrojateamento de alta pressão para  um melhor resultado da limpeza.

O assessor institucional da Seurb, Caio Rodriguez, responsável pela Regional Vila Alice, destacou que a quantidade de detritos retirados do canal da Avenida Almirante Barroso retrata a falta de conscientização ambiental de uma parcela da população.


“Mesmo sem se dar conta, essas pessoas estão descartando o lixo de maneira irregular, bloqueando a tubulação e obstruindo por completo o escoamento da água e, por conseqüência, provocando transtornos à população”, afirma  Rodriguez,  lembrando que se as pessoas não colaborarem, toda vez nos períodos de chuvas intensas ocorrerão alagamentos e transtornos.

  

A Seurb, por meio de suas regionais, realiza trabalho diário de prevenção nos canais da Cidade e mantém um cronograma de ações de limpeza e manutenção nas áreas de influência de canais e bueiros para atender as demandas de serviços de limpeza manual e manutenção dos sistemas de drenagem.


De acordo com a Diretoria de Manutenção de Vias, Acessos e Limpeza Urbana, vinculada à Seurb, o serviço de coleta domiciliar porta a porta na região da Avenida Almirante Barroso acontece em dias alternados, terça, quinta-feira e sábado. Com isso o morador deve ficar atento e depositar o seu lixo próximo ao horário programado de retirada, para que as equipes  destinem os produtos ao lugar correto. Além da coleta domiciliar, a via recebe varrição todos os dias e limpeza mecanizada em alguns trechos.


‘Cata Coisa’ recolhe materiais inservíveis

 

Para evitar transtornos para o munícipe, a Prefeitura também conta com o serviço denominado ‘Cata Coisa’, responsável por recolher materiais inservíveis, visando diminuir o descarte irregular em espaços públicos, que funciona semanalmente, de segunda-feira a sábado.

 

Porém, os agendamentos devem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 16h30. Pelo Whatsapp o contato é o (13) 99620 0855 e pelo telefone fixo (13) 3344-3312.

 

O caminhão Cata Coisa não recolhe entulho e nem restos de vegetais, como poda de árvores e galhos. Nesse caso, o munícipe deve contratar um serviço particular de caçambas.