Na verdade as vacinas fazem o organismo ficar atento e produzir defesas ficando alerta para  evitar  a doença.São uma das maiores descobertas da ciência médica e devemos aos russos esta contribuição .A medicina veterinária e os animais também contribuíram para esta descoberta a partir de feridas purulentas onde os cientistas russos começaram a estudar métodos preventivos.

Pela vacina inoculamos  o antígeno ( vírus ou bactéria inativada ou morta) para que o organismo possa fabricar uma defesa ficando imune quando o real invasor aparecer.

Nos nosso animais de estimação tem se mostrado eficazes durante vários anos protegendo estes novos membros da nossa família.Os cães tomam a vacina V10, Raiva ,Giárdia  e Gripe Canina . Existem outros tipos de vacinas para os cães que devem ser  aplicadas de acordo com a avaliação do médico veterinário .Nos felinos temos as vacinas V4-V5 e Raiva. Já para os ferrets temos a vacina contra cinomose.

Nos seres humanos tem se mostrado muito eficazes  salvando vidas , evitando surtos e enormes prejuízos a economia . Muito simples algumas pessoas criticarem as vacinas , como da gripe dos humanos, comentando nas redes sociais  que tomaram  a vacina e  contraíram a doença.Não podemos esquecer que o vírus da gripe em humanos é muito mutante sendo assim todo ano se  fabrica uma nova vacina com vírus do momento.Outra situação que pode ocorrer é se for aplicada a vacina e  a pessoa estiver com o vírus encubado , pode contrair a doença  , não podendo atribuir  com  falha vacinal pois o vírus da rua age mais rápido no organismo que a vacina.

Como falamos é fácil falar da vacina de gripe e não se vacinar , difícil é sustentar esta prática com a vacina contra Pólio que pode causa paralisia infantil !!!!!

Falando de vacinas no caso do Covid 19 temos vários tipos mais todos levam o organismo a produzir anticorpos (células de defesa).

CORONAVAC- vacina que contém o vírus morto (inativado) da Covid 19.Ao entrar no nosso organismo , gera uma resposta imunológica. Uma forma mais comum de produzir vacinas com menor reação.

 

ASTRAZENECA – Adenovírus não replicante – Esta vacina é feita com vírus vivo ,mais não é o coronavírus  e sim o adenovírus presente em chimpanzés.Apesar de vivo ,ele é inofensivo ,pois não tem o poder de se replicar (multiplicar).

 

PFIZER – RNA Mensageiro – Aqui não há utilização de vírus , mais sim de uma molécula , chamada RNA . Essa molécula leva uma mensagem até as células , contendo as informações genéticas sobre o vírus . Uma espécie de manual de instruções que ensina as células  a criarem uma defesa contra o vírus. Por essa função ela é denominada de RNA mensageiro . Uma técnica moderna muito utilizada na atualidade.

 

JANSEM – Adenovírus não replicante – Tem uma tecnologia que segundo cientistas e fabricantes permitem que em apenas uma dose o organismo já produza defesa.Tecnologia semelhante a Astrazeneca que utiliza adenovírus. Um matéria genético da proteína tipo S do SARS-Cov-2  que funciona como transportador . Quando a pessoa recebe a vacina composta por adenovírus  , que carrega a informação genética do novo coronavírus , o corpo inicia um processo de defesa e produz anticorpos contra aquele invasor .

 

Nos vacinarmos assim como levar nossos animais de estimação para que seja efetuadas as vacinas é um ato de amor, proteção individual e coletiva.

 

Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário e professor universitário, pós graduado em Clínica  Veterinária de pequenos animais, Mestre em Saúde Pública , pós graduado em Cirurgia de pequenos Animais e especialista em Saúde Pública.

Deixe seu Comentário