Os motoristas que transitarem na Avenida 23 de maio, na capital paulista, vão se deparar com uma novidade a partir desta quinta-feira, 02 de junho. Em comemoração ao aniversário de 120 anos da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), o campus Liberdade da instituição vai ganhar uma iluminação especial na cor verde, tom que faz parte da identidade visual do centro universitário.
 


O campus, construído na década de 1970, quando a Liberdade ainda era pouco habitado e considerado um bairro periférico da Cidade, se tornará um ponto iluminado de referência e até turístico, assim como Farol Santander, também localizado na região central. Em datas comemorativas, como durante o Outubro Rosa e Novembro Azul, as cores poderão ser alternadas para fazer referências às campanhas de prevenção ao câncer.

FECAP completa 120 anos de história
 

Uma das primeiras escolas de comércio do Brasil que continuam em funcionamento, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), completa 120 anos do início de suas atividades no próximo dia 02 de junho. Com seu campus principal localizado no coração da capital paulista, na Avenida da Liberdade, a instituição impacta na sociedade e desenvolvimento de pessoas e vivenciou importantes fatos históricos do País.
 

O INÍCIO
 


A FECAP foi criada a partir de uma captação de valores que contou com diversos empreendedores da época. Entre eles, o maior doador foi Antônio de Álvares Leite Penteado, o conde Álvares Penteado, um rico barão do café de Mogi Mirim nascido em 1852. Em busca por profissionais capacitados para realizar a contabilidade de seus negócios, o cafeicultor juntamente com mais 10 pessoas e 7 empresas (em sua maioria bancos) criaram a escola prática de comércio. Inicialmente, seus cursos noturnos eram gratuitos e capacitavam quem se interessasse por comércio na cidade de São Paulo à época, colaborando para o desenvolvimento contadores (na época chamados guarda-livros) brasileiros para trabalhar em nos negócios.
 

A escola de comércio detém desde 1915 a mais antiga certificação de utilidade pública do Brasil. Atualmente, a FECAP é um centro universitário, e vale lembrar que foi uma das primeiras instituições a abrir cursos superiores de Administração, Economia e Contabilidade no país.
 

Para abrigar os estudantes, o conde Álvares Penteado ergueu a primeira sede própria da FECAP, um lindo casarão que teve sua inauguração feita em 12 dezembro de 1908. Projetado pelo arquiteto sueco Carlos Ekman, o prédio tem estética art nouveau com outras influências também, como o conhecido estilo clássico. O palácio do comércio é considerado uma das joias arquitetônicas de São Paulo, tanto é que foi tombado como patrimônio histórico da cidade de São Paulo desde a década de 90. Sua construção foi feita com mármores e decoração trazida diretamente da Europa para ornamentar o prédio que abrigaria exclusivamente a escola.


Hoje, o prédio localizado próximo ao marco zero da Cidade - no Largo São Francisco -- tem ao seu lado a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), além do Convento e Santuário São Francisco.
 

TESTEMUNHA DA HISTÓRIA
 

O casarão foi palco de outro importante marco da história: a Revolução Constitucionalista de 1932, movimento paulista contrário ao governo de Getúlio Vargas e que pleiteava uma Constituição para o Brasil. A FECAP auxiliou na arrecadação e guarda dos recursos que custeariam os insurgentes da revolução.
 

Outra importante figura que tem ligação com a história da FECAP é Mario de Andrade, um dos fundadores do modernismo no Brasil. O poeta, romancista, musicólogo, historiador de arte, crítico e fotógrafo brasileiro reunia intelectuais do calibre do casal Levi-Strauss em grupos de estudos sobre folclore e cultura brasileira no prédio do Largo São Francisco. Mário chegou a estudar por um curto período de tempo na FECAP porque acreditava que deveria seguir a carreira de seu pai, que era guarda-livros.
 

MOREIRA SALLES, ALUNO ILUSTRE
 


João Teotônio Moreira Salles é um dos mais ilustres ex-alunos da FECAP. Nascido ainda no século XIX na cidade mineira de Cambuí, ele soube da fama da escola de comércio, mas como não tinha dinheiro, fez o trajeto até São Paulo a pé. Na capital paulista, dormia à noite na loja em que trabalhava durante o dia. Ao se formar em uma das primeiras turmas, em 1908, voltou para Minas Gerais e lá fundou uma espécie de correspondente bancário já que na época os bancos não possuíam agências espalhadas por todo o nosso território. Assim, nasceu o embrião para a criação da União de Bancos Brasileiros, ou Unibanco, uma das maiores instituições financeiras do Brasil, adquirida anos depois pelo Itaú.

CRESCIMENTO E DIAS ATUAIS
 


Com o crescimento dos cursos, a FECAP adquiriu na década de 1960 um terreno na Liberdade - região que recebeu esse nome por ter abrigado um grande quilombo na época do Brasil escravagista -- bairro marginalizado à época. O novo campus foi inaugurado em 1972 e é sede para todas as atividades da instituição desde então.
 


Atualmente, a FECAP oferece Educação de qualidade em diversos níveis: o Colégio FECAP, com seu Ensino Médio regular, técnico e bilíngue; os cursos de graduação (Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Contabilidade para Graduados, Ciências Econômicas, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Relações Públicas e Secretariado Executivo), 29 cursos de Pós-graduação, com destaque para formar profissionais especialistas nas áreas que são o DNA da instituição; e cursos de Mestrado em Administração e Ciências Contábeis, já tendo formado mais de 1 mil mestres. A FECAP também investe em pesquisas e no desenvolvimento de indicadores econômicos, e cursos livres e in company (voltados a empresas) buscando sempre colaborar com o desenvolvimento profissional dos estudantes.
 

TRAJANO E DELFIM NO CONSELHO 
 

Por ser uma fundação sem fins lucrativos, a FECAP reverte toda a sua receita na manutenção de uma educação de qualidade. O trabalho sério atrai figuras dedicadas a manter o legado “Alvarista”, apelido dado aos alunos e funcionários da FECAP: a presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, e o ex-ministro Antônio Delfim Netto fazem parte do Conselho de Administração da FECAP, responsáveis por pensar, junto ao corpo docente, em medidas e planos de ação que perpetuem a história de 120 anos.

 

MISSÃO DE EDUCAR 

 

Atualmente, todos os professores da FECAP são mestres e doutores, e grande parte dos alunos são bolsistas de baixa renda. Como fundação sem fins lucrativos, a instituição investe sua receita formando mais estudantes para mudar de vida por meio da Educação.
 

“A FECAP é quase um estilo de vida. É difícil entrar no campus e não se apaixonar pelo lugar e pelas pessoas. Com muita garra, uma marca da nossa comunidade, e apoiadas por um corpo docente de excelência, recursos de ponta e um ambiente acolhedor, várias gerações de ‘Alvaristas’ têm mudado a própria vida e a das suas famílias para melhor e impactado positivamente a sociedade”, diz o reitor, Edison Simoni, um ex-aluno FECAP.
 

O vice-reitor, Taiguara Langrafe, que também é ex-aluno, acrescenta que o sucesso da FECAP é uma junção de tecnologia a educadores movidos pela paixão em ensinar, oferecendo assim um ensino de ponta.

 

"A FECAP sempre esteve à frente de seu tempo. Integrou e integra pessoas de diferentes origens e pensamentos, com valores institucionais claros e unidos para o que importa: desenvolver os alvaristas, impactando positivamente a sociedade. Unimos a tradição e o moderno, provendo recursos tecnológicos de ponta à comunidade em um ambiente de alto desenvolvimento pessoal. Temos uma linda história de transformação de vidas para melhor. Que venham os próximos 120 anos!".

Campanha arrecada fundos para financiar bolsas de novos estudantes


Para comemorar a data, está aberta uma campanha especial de crowfundig, com objetivo de arrecadar fundos para financiar bolsas de estudos de novos estudantes.
 

A instituição convida todos os seus alunos, ex-alunos, colaboradores e todos aquele que acreditam no poder transformador da Educação para contribuírem, com o valor que puderem, para manter vivo o espírito Alvarista. A campanha recebe doações a partir de R$ 30. Para colaborar, acesse o site. CLIQUE AQUI. 
 

FUNDO DE BOLSAS
 

A FECAP também mantém um Fundo de Bolsas para incentivar o ingresso de alunos com grande potencial, mas que não têm condições de arcar com os estudos, incentivando ex-alunos bolsistas já formados a restituir ao fundo o valor investido durante sua vida acadêmica. Dessa forma, mais pessoas terão reais oportunidades de empregabilidade com a formação acadêmica de excelência da FECAP.
 

Os doadores podem fazer uma doação única, ou se tornar um doador ou doadora recorrente, garantindo que a fundação tenha recursos crescentes para impactar cada vez mais e melhor a vida de jovens estudando na FECAP.
 

A primeira campanha de arrecadação, realizada no ano passado, arrecadou R$ 6 mil que ajudaram no financiamento de novas bolsas de estudos.
 

As doações para o Fundo de Bolsas podem ser feitas pelo site. CLIQUE AQUI.
 

----

Sobre a FECAP 
 

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em Educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade no Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos e livres.
 

Diversos indicadores de desempenho comprovam a qualidade do ensino da FECAP: nota 5 (máxima) no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e no Guia da Faculdade Estadão Quero Educação 2021, e o reconhecimento como melhor centro universitário do Estado de São Paulo segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, a FECAP está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.