Ação visa estruturas de palco, iluminação e som para assegurar proteção à sociedade 
 

Clique Para Download


Canjica, paçoca, arroz-doce, milho quentinho, decorações coloridas e muita música boa. Além do clima festivo, as festas juninas também acendem um alerta sobre os cuidados para curtir arraiais e quermesses com tranquilidade. Visando à segurança da sociedade, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) reforça a fiscalização nos eventos a fim de garantir estruturas adequadas e a presença de profissionais habilitados nos projetos e instalações.
 

“O que muita gente desconhece é que existe um planejamento estratégico e uma logística de segurança por trás da montagem das festas juninas. Não se trata apenas de levantar as barracas e festejar, é preciso que o ambiente esteja em acordo com as normas legais que regem a Engenharia, explica o gerente regional do Crea-SP, engenheiro civil Carlos Consolmagno.

Montagem e estabilidade das estruturas 

Sem a presença de um responsável técnico devidamente habilitado à frente dessas atividades, as chances de ocorrer incêndios, intoxicações causadas por fumaça e/ou gás, sobrecargas elétricas, curtos-circuitos, choques elétricos, quedas durante as instalações e acidentes com peças/estruturas mal fixadas são muito maiores.

A dinâmica é necessária para prevenir possíveis ocorrências. “Os profissionais atuam na supervisão da montagem e estabilidade de estruturas temporárias, como tendas, palcos e barracas, mitigando os riscos”, diz Consolmagno.
 

Checagem das instalações elétricas 

Durante a ação de fiscalização, também são verificados possíveis focos de incêndio e acomodações elétricas, incluindo gerador de energia, som e iluminação, para averiguar carga e potência gerada, no intuito de analisar a execução do projeto de segurança. “Por isso, é fundamental que haja também o aval do Corpo de Bombeiros e da municipalidade da região no estudo de rotas de fuga, saídas, luzes de emergência, placas de sinalização, extintores de incêndio, materiais de acabamento, acesso para ambulâncias etc., e aprovar a continuidade da montagem”, enfatiza o engenheiro.
 

Projeto de segurança 

Para que a festa seja realizada, os organizadores precisam apresentar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que comprova a presença do profissional habilitado e registrado no Crea-SP. Isso porque é este profissional que detém as habilidades e conhecimentos técnicos necessários para o bom funcionamento dessas festividades. “Ele atua de forma a maximizar não só a segurança do evento, mas dos visitantes, famílias, trabalhadores e organizadores”, finaliza.
 

O Crea-SP segue realizando ações de fiscalização nas festas juninas em todo o estado de São Paulo.

 

 

Sobre o Crea-SP - Instalada há 88 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.