Oportunidades profissionais para atuar nos serviços do novo percurso do VLT, gerenciado pela EMTU, são destinadas a pedreiros, carpinteiros e ajudantes

 

 

Com o avanço das obras do segundo trecho do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) na Baixada Santista, novas 50 vagas de emprego foram abertas para atuar na execução dos serviços, em Santos.

 

As oportunidades são para ocupar funções de ajudante (20 vagas), pedreiro (15 vagas) e carpinteiro (15 vagas) nas obras do novo trecho do VLT, gerenciadas pela EMTU e executadas pela Construtora Queiroz Galvão. As entrevistas iniciam a partir desta quarta-feira, 22 de junho, e para se candidatar às vagas, os interessados devem comparecer ao Posto de Atendimento ao Trabalhador de Santos (PAT), na Rua Amador Bueno, 249, Centro.

 

Entre maio e o início de junho, foram abertas 120 vagas de emprego, já preenchidas e que estão atuando nas obras. São 568 profissionais atualmente trabalhando para a conclusão do segundo trecho, que ligará a Linha 1 (Barreiros -- Porto) ao Terminal Valongo, passando pela região central de Santos, previsto para começar a operar no primeiro semestre de 2023. Serão 8 km de extensão, 14 estações e capacidade para transportar até 35 mil passageiros por dia.

 

Novas frentes de trabalho - Novas restrições para a circulação de veículos iniciaram nesta segunda-feira (20), na Praça Padre Champagnat, entre a Rua Xavier Pinheiro e Luís de Camões, e nesta via, entre a Praça Padre Champagnat e a Rua João Guerra. Pela programação das obras, as interdições devem permanecer até o dia 22 de agosto. Nesta quarta-feira (22), o bloqueio terá início na Rua da Constituição, entre as ruas Almeida de Moraes e Xavier Pinheiro, permanecendo assim até o dia 5 de agosto.

 

Os serviços programados são os mesmos dos trechos anteriores: remanejamento de interferências (obras de infraestrutura, esgoto, drenagem), execução de novas calcadas e serviços de pavimentação, conforme o PDDT (Projeto Detalhado de Desvio de Tráfego) acordado com a CET de Santos.

 

Para a execução dos serviços, é cumprido um rígido protocolo que começa com a divulgação do trecho interditado, por meio de panfletos aos moradores e comerciantes da região, seguido da publicação no Diário Oficial do Município e interdição do respectivo trecho pela CET.

 

O segundo trecho do VLT conta com investimento de R$ 218 milhões do Governo do Estado e a previsão é que comece operar no primeiro semestre de 2023. Com capacidade para transportar 35 mil pessoas por dia, ligará a Linha 1 Barreiros -- Porto (a partir da estação Conselheiro Nébias) até a região central de Santos. Serão oito quilômetros de extensão e sete trens, com 14 estações nas proximidades de locais de interesse público como Mercado Municipal, Poupatempo e Terminal Valongo. O VLT, além de ser um importante meio de transporte para a região, tem capacidade de revitalizar todo seu percurso, unindo bairros ao centro, turismo e trabalho.
 


EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.