O Centro Público de Emprego e Trabalho de Santos (CPET) atendeu, nesta segunda-feira (4), mais de 80 interessados nas 100 vagas de atendente de mesa e auxiliar de cozinha, anunciadas por uma grande rede brasileira de restaurantes fast food. Trinta e três candidatos foram aprovados e, como a ação durou apenas um dia, as vagas não estão mais disponíveis.
O atendimento no CPET foi diferenciado. Em vez dos servidores encaminharem os candidatos às entrevistas na empresa, como de costume, a própria rede de restaurantes compareceu ao local para contatar os aspirantes. Nas duas turmas de candidatos, uma de manhã e outra à tarde, houve entrevista coletiva, na qual a empresa explicou mais detalhes sobre a vaga, e individual, para conhecer melhor cada interessado.
Os mais de 30 aprovados serão convocados em, no máximo, quatro semanas. Os próximos passos são um curso de qualificação na cidade de São Paulo e integração na sede da empresa. Após o processo, os contratados poderão ser encaminhados para trabalhar nas mais de 70 unidades da empresa em todo o País, com todas as despesas custeadas pela rede de fast food, incluindo moradia.
"O foco dessa ação é a empregabilidade. É uma empresa grande que está contratando santistas com carteira assinada e dando a oportunidade deles saírem da Cidade, conhecerem lugares novos e adquirirem novas experiências profissionais. Não é a primeira vez que fazemos esse tipo de seleção, empresas como o Grupo Pão de Açúcar e Queiroz Galvão também já contratam muitos funcionários por meio do CPET", disse o coordenador de Requalificação Profissional do Centro Público de Emprego, Ricardo Serra.
Como as vagas são preenchidas em diversas cidades, não há mais disponibilidade neste momento no CPET. 

SANTISTAS BUSCAM PRIMEIRO EMPREGO REGISTRADO
Em busca do primeiro emprego com carteira assinada, Cyntia Oliveira, 24 anos, foi uma das participantes da seleção. Ela estava confiante porque tem experiência informal na área, tendo atuado em quiosques, churrascarias e restaurantes da região. “Tomara que dê certo. Estou botando fé”, disse.
Já Renan dos Santos Nazaré, 18 anos, está desempregado desde o início do ano, quando saiu do cargo de gerência de um lava-rápido. Ele nunca trabalhou no ramo de alimentação, mas garantiu que aprende rápido. “Eu sempre faço bicos, mas com 18 anos já está na hora de ter algo registrado, com benefícios e tudo certinho”, afirmou. 

SERVIÇO
O CPET funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246, Centro). Para se cadastrar no sistema ou se candidatar às vagas disponíveis basta levar carteira de trabalho digital ou impressa, RG, CPF, comprovante de residência na Cidade e número do PIS. No equipamento, os atendentes consultam as vagas disponíveis de acordo com o perfil dos candidatos e agendam entrevistas quando estes se encaixam nas exigências.