Em parte do período que a Cidade discute em âmbito global a cultura, a criatividade e a economia criativa no contexto urbano, O Centro Histórico de Santos será ocupado, entre os dias 21 e 24, por grandes shows e atrações gratuitas para todos os públicos e idades.
Uma mostra de filmes produzidos pelas Cidades Criativas da rede da Unesco e bate-papos com personalidades do cinema nacional - como Laís Bodanzky e José Roberto Torero - são destaques na programação, assim como shows de Frejat, Maria Rita e Paula Lima, concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, exposições de arte e design, feira de artesanato, aulas-show de gastronomia e debates sobre literatura.
A programação ocorre em paralelo à Expo Brazilian Creative Cities (Expo Cidades Criativas Brasileiras) e à conferência internacional sobre cultura, criatividade e economia criativa, que se concentram no Blue Med Convention Center (Ponta da Praia).
Serão centenas de atrações que contemplam cinema, música, literatura, artes de mídia, artesanato e arte popular, design e gastronomia, áreas de abrangência da Rede de Cidades Criativas da Unesco. A programação completa está disponível aqui (https://www.santos.sp.gov.br/?q=portal/conferencia-unesco).
O tradicional Teatro Guarany, por exemplo, será um ponto de encontro da arte cinematográfica, campo pelo qual Santos ingressou na Rede Cidades Criativas em 2015, ganhando o selo de Cidade Criativa do Cinema na América Latina, em reconhecimento às suas políticas públicas de apoio ao setor audiovisual.
Revivendo a época em que funcionava como cinema, o Guarany, já a partir de quarta-feira (20), às 13h, sedia os Encontros Cinematográficos - Santos Porto Mundo, com exibição de filmes produzidos por diversas Cidades Criativas ao redor do mundo. Também abrigará debates e rodas de conversa com personalidades do cinema nacional e local, como Débora Ivanov, Laís Bodanzky, Maria Augusta Ramos e José Roberto Torero. Uma virada de filmes produzidos na Baixada Santista, no sábado (dia 23), a partir das 23h, completa a agenda do audiovisual.

MÚSICA
Já as atrações musicais se espalham por diversos pontos do Centro Histórico, tendo como palco principal a Praça Mauá, onde se apresentam, entre outros, a cantora Maria Rita (dia 21), a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (dia 22), a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos em repertório com Clássicos do Rock (dia 23) e o cantor e compositor Frejat  (24). DJ’s também estarão distribuídos pelos palcos do Centro, celebrando a arte da discotecagem.
O Museu Pelé, por sua vez, reunirá exposições de artistas premiados, cujas obras estão conectadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Rede de Cidades Criativas Brasileiras na área do design. Receberá também debates sobre literatura local e nacional, além de criadores em design e literatura para discussões no auditório. Ali as atividades incluem no dia 22, às 10h, apresentação do case EcoFábrica Criativa, iniciativa santista premiada que produz mobiliário urbano e objetos de decoração para formar e desenvolver talentos para o mercado de trabalho. O projeto é também tema de mostra no foyer do auditório do Museu, de quinta a domingo. 
A poucos metros dali, nos Arcos do Valongo, um pavilhão gastronômico reunirá os sabores criados pelos principais chefs da região e das Cidades Criativas Brasileiras.
Destacados chefs como Flavio Trombino, da culinária mineira, e Eudes Assis, conhecido por utilizar ingredientes da culinária caiçara, ministram aulas-show sobre a gastronomia e suas possibilidades. Profissionais da gastronomia de Belém (PA), Florianópolis (SC) e de outras praças brasileiras também estão confirmados. Para completar o segmento, uma praça de alimentação com food trucks, feira e exposição de artes e artesanato, entre outras atrações, também estarão à disposição do público. O mesmo espaço contemplará programação cultural para as crianças.
Já a Casa de Frontaria Azulejada oferecerá a Feira de Economia Criativa, com exposições e vendas de produtos desenvolvidos por inúmeros artistas. A Batalha do Grafite, marcada para sábado (23), às 11h, promete movimentar o espaço da Rua do Comércio.
A programação cultural é organizada pela Prefeitura de Santos e o Santos Convention &  Visitors Bureau, com o patrocínio da DP World Santos, Terracom e Gelog e apoio do Governo do Estado de São Paulo.