Chegou o fim de semana e não sabe o que fazer? Vem para Bertioga. A cidade está com uma  programação imperdível para todos os gostos, reunindo lazer, diversão, aventura e gastronomia. Entre as opções, tem  a 45ª Festa da Tainha, exposição do Forte São João, feira de artesanato, entre outras atrações.



 

45ª FESTA DA TAINHA




Quem ama a gastronomia caiçara, não pode deixar de saborear o cardápio da Festa da Tainha de Bertioga, que deixa todos com “água na boca” só de imaginar. O evento, que acontece na Tenda de Eventos, está em seu último fim de semana.

festival é realizado sempre aos finais de semana e segue até domingo (31). Às sextas-feiras, o jantar é servido das 19h30 às 22 horas. Aos sábados, o almoço é das 12 às 16 horas e o jantar vai das 19h30 às 22 horas. Aos domingos é servido apenas o almoço, que inicia às 12 horas e segue até às 16 horas.

tainha custa R$ 120 e acompanha arroz, farofa, vinagrete e pão. De acordo com a organização, o prato serve até três pessoas. O convite pode ser comprado pelo link: https://www.sympla.com.br/45-festa-da-tainha-de-bertioga__1616157?fbclid=IwAR0JDHGbkiVe9YKuebJEUTC0lufbOh7RbHIzXcNlUDpxrDEpUc1J0MI9FvA ou no dia e local do evento.




FEIRA DE ARTESANATO




A Feira de Artesanato está imperdível, com diversas opções para presentes. No local, os visitantes encontram artigos de decoração e bijuterias produzidas por artesãos da cidade. E o melhor de tudo, à beira mar. 

A Feira acontece no Espaço Cultural Praia. Aos sábados, das 11 às 21 horas, e aos domingos, das 11 às 16 horas.




EXPOSIÇÃO DO FORTE SÃO JOÃO




Os amantes de história e cultura não podem deixar de visitar o Forte São João. A fortaleza permite fazer uma viagem por memórias marcantes da história do Brasil. Além disso, proporciona o contato com artefatos de diferentes épocas, através da exposição em parceria com o Sesc, totalmente interativa. No espaço, é possível interagir com máquinas cenográficas, recortes e textos antigos sobre a cidade, jogos de pescaria sobre a cultura caiçara e batalha naval.



A classificação é livre. A visitação é totalmente gratuita, podendo ser feita de terça a domingo, das 9 às 18 horas. Não há necessidade de agendamento.

Entre os dias 01 e 08 de agosto, o Forte receberá uma oficina de Zeladoria do Patrimônio Cultural. A ação é realizada pela Prefeitura, por meio do Estúdio Sarasá. Em razão dos serviços, o local e o Parque dos Tupiniquins estarão fechados para visitação. As atividades retomam no dia 09.




TRILHAS DE ECOTURISMO




Quem ama fazer uma trilha sabe que não tem sensação melhor do que encontrar lugares paradisíacos e espaços que desligam o agito da cidade, proporcionando o contato com a natureza. Bertioga é o endereço perfeito para os aventureiros! O Município conta com 12 trilhas. Entre as opções estão as trilhas de Guaratuba, D’água, Itaguaré, Torre 47, Complexo Vale Verde, Morro do Itaguá e São Lourenço.

O acesso aos locais é restrito e, para a segurança dos visitantes, é necessário o acompanhamento de monitores de turismo autorizados pela Prefeitura e Fundação Florestal.

As visitas podem ser agendadas por uma das associações:

ABECO – Associação Bertioguense de Ecoturismo – (13) 99728-9614 (Ligação e WhatsApp) / e-mail: abeco2018@gmail.com / Instagram: @abecotur

AMOLB – Associação dos Monitores Locais de Bertioga – (13) 99786-7426 / 99701-6451 (apenas WhatsApp)/ e-mail: monitores_bertioga@hotmail.com / Instagram: @monitores.bertioga

As associações também possuem outros profissionais e empresas associadas que prestam serviços de canoagem, rapel, observação de aves, dentre outros.

A relação completa das trilhas pode ser conferida no link: http://www.bertioga.sp.gov.br/ecoturismo



ESPAÇO DOG




Os cães também conta com um ambiente dedicado para diversão e lazer, o Espaço Dog, que funciona de terça a domingo, das 9 às 18 horas.

A entrada do animal será permitida apenas se o mesmo estiver vacinado, vermifugado, com coleira, acompanhado e próximo do tutor. É proibida a entrada de cadelas no cio, o acesso de cães por cima do cercamento, levar brinquedos que estimulem confrontos entre os bichinhos e a entrada de ração, snacks e outros alimentos. É obrigatória a coleta de fezes.




SERVIÇO




– Forte São João: Avenida Vicente de Carvalho, s/n — Centro;

– Espaço Cultural Praia: Avenida Tomé de Souza, s/n, Praia da Enseada — Centro;

– Espaço Dog: Avenida Vicente de Carvalho, s/n, Centro (dentro do Parque dos Tupiniquins);

–Tenda de Eventos: Avenida Vicente de Carvalho, s/n, Centro.