De 12 a 28 de agosto, acontece o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com Prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas. A programação, para todas as idades e interesses, passa por 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.

Cubatão recebe a programação do Circuito Sesc no dia 14 de agosto a partir das 12h na Praça Independência, no Jardim Casqueiro. Durante todo o domingo, os artistas realizarão os espetáculos, shows e oficinas com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

“Todos os anos a cidade de Cubatão recebe o Circuito Sesc e ficamos felizes porque a comunidade comparece e entende esse olhar de diversidade que o Sesc tem sobre as Artes em geral”, afirma Zeca Rodrigues, secretário Municipal de Cultura. A Administração Municipal apoia o Circuito.

Programação do roteiro

Em Desenho de Modelo Vivo – para Crianças, com Andréia Vieira, Rafael Antón, Adriana Portella, Luiz Alexandro Torres e César Augusto Martins (SP), as crianças são convidadas a participar de uma sessão de desenhos de modelo vivo, retratos e autorretratos usando figurinos divertidos montados pela figurinista Dri Portella. Elas são orientadas pelos artistas por meio de exercícios lúdicos e interativos que estimulam a concentração e a criatividade.   

Grupo Monjuá (RJ) integra a caravana com o Magote, espetáculo de circo cujo nome significa ajuntamento de pessoas. A montagem traz a energia criativa de seis corpos que se relacionam através do jogo de composição cênica e do contato dos seus pesos, articulações e músculos. 

KZ&C – Key Zetta e Cia (SP)  é uma das atrações e apresenta RIR – Intervenção Segundo Movimento. Desdobramento do espetáculo “Riso” (2017), a intervenção explora as pesquisas da companhia sobre o corpo e a dança afetados pelo riso e pelo humor. A performance com concepção e direção de Key Sawao e Ricardo Iazzetta traz artistas que provocam o público a interagir no espaço público a partir de diferentes tipos de riso.     

A Cia. Alcina da Palavra (SP) realiza Vozes Negras na Literatura, mediação de leitura que ocorre em um tapete ilustrado com adinkras (símbolos ideográficos africanos) e propõe um encontro com obras da literatura infantojuvenil criadas por escritoras e escritores negras e negros com protagonistas também negras e negros. O objetivo dessa escolha é despertar percepções e fortalecer o respeito à diversidade.  

Índígena da etnia Guajajara, Kaê Guajajara (MA), que é cantora, compositora, rapper, atriz e escritora nascida em Mirinzal (MA) e radicada no Rio de Janeiro, apresenta músicas de seus EPs e do seu disco Kwarahy Tazyr (2021), que traz uma visão atual sobre a realidade dos povos indígenas no Brasil e discute temas como preconceito, racismo e resistência.   

Grupo Desembargadores do Furgão (SP)  é a opção de teatro desse roteiro com  A Fabulosa Tenda dos Charlatães , que mescla as linguagens do teatro popular de rua e do circo. A montagem convida o público a conhecer a divertida história de uma trupe que ganha a vida enganando as pessoas durante suas apresentações. Com máscaras trazidas de Bali, na Indonésia, as personagens apresentam números de ilusionismo, mágica, força e contorcionismo, entre outros.  

Toda a programação, com endereços e horários, pode ser acessada em http://www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes