A Escola Técnica de Música e Dança ‘Prof. Ivanildo Rebouças’ (ETMD) de Cubatão sedia em 11 de dezembro, as atividades do 57º Festival Música Nova Gilberto Mendes (FMN). O município é uma das sete cidades que recebem o evento, que vai acontecer em  três regiões do Estado de São Paulo, entre os dias 7 e 15 de dezembro. Marca presença em Cubatão o grupo ‘Coro Livre da Baixada’, que apresentará a obra de Gilberto Mendes, histórico regente santista que dá nome ao Evento.


A Unidade cubatense terá, ainda, oficina com Vitória Shigematsu, com o tema “Construindo Asthmatour”, além do regente Ricardo Cardim que fará concerto e oficina em breve abordagem sobre Gilberto Mendes. A ETMD  de Cubatão fica na av. das Nações Unidas, 168, Vila Nova. Segundo os organizadores, todas as etapas do evento serão gratuitas  e estarão disponibilizadas na internet.

 

Confira a programação completa:

15h –  Concerto ‘Gilberto Mendes e sua Obra Coral’ com Coro Livre da Baixada;

16h – Oficina ‘Construindo Asthmatour’ com Vitória Shigematsu;

19h – Concerto ‘Rastros Harmônicos e Ensemble Mares Bravios’. Regência de Ricardo Cardim;

20h – Oficina ‘A música de Gilberto Mendes’ com Ricardo Cardim.


Histórico do Evento – O Festival Música Nova “Gilberto Mendes” (FMN) é um evento internacional e anual de música contemporânea. Foi idealizado pelo próprio Gilberto Mendes (Santos – 1922 – 2016) e realizado desde 1962, em Santos. Já foi produzido simultaneamente nas cidades de Santos e São Paulo (desde 1985), além de concertos em Ribeirão Preto e Campinas (desde 1992). Considerado o maior e mais duradouro festival de música contemporânea da América Latina, apresenta peças consagradas e obras inéditas de compositores de todo o mundo.


Sob a coordenação geral de Rubens Russomano Ricciardi e direção artística de Lucas Galon e Márcio Barreto, a 57ª Edição do FMN expandirá o circuito de atividades em relação às edições anteriores, aumentando o número de ações e cidades envolvidas, visando novos públicos e olhares sobre a produção da música contemporânea. Além das atividades que dialogam com a música contemporânea, o festival acontece anualmente, apresentando concertos sinfônicos e de música de câmara, masterclasses de instrumentistas, palestras e mesas redondas.


Importância do Evento para a ETMD – ”É com muito orgulho e satisfação que essa Unidade Escolar receberá parte desse importante Festival de Música Nova. Ter músicos desse gabarito, com currículos que dispensam comentários, apresentando-se aqui só engrandecem ainda mais a Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças’, declara Reginaldo Nascimento, diretor da Escola.


Para Reginaldo, “essa é uma das melhores formas de homenagear aquele que foi e continua sendo um dos maiores símbolos da música erudita e contemporânea brasileira”. O professor acrescenta ainda que receber um festival deste porte na ETMD demonstra que Cubatão faz parte do roteiro cultural da Região e do Estado, comprovando a Cidade continua sendo berço da arte e da cultura. “Expressa que a ETMD vem cumprindo a contento o seu papel enquanto mola precursora daquilo que é o carro-chefe de sua existência, que é promover, ensinar música e dança, elevando o nível da Educação por meio da arte em Cubatão”, completa o diretor.


Gilberto Mendes – O maestro e compositor Gilberto Ambrósio Garcia Mendes nasceu em Santos, no dia 13 de outubro de 1922. Filho de Ana Garcia Mendes e Odorico Mendes. Praticamente autodidata, o ‘homem do Mar’, como ele mesmo se considerava, iniciou os estudos de música aos 18 anos, no Conservatório Musical de Santos, com Savino de Benedictis e Antonieta Rudge. Entre 1962 e 1968, frequentou importantes Escolas de Músicas na Alemanha.  Foi um dos signatários do Manifesto Música Nova, publicado pela revista de arte de vanguarda Invenção, de 1963. Foi porta-voz da poesia concreta paulista, do grupo Noigandres. Em consequência dessa decisão, tornou-se um dos pioneiros no Brasil no campo da música concreta, aleatória, serial integral, ‘mixed média’, experimentando ainda novos grafismos, novos materiais sonoros e a incorporação da ação musical à composição, com a criação do teatro musical, do happening.


Também professor universitário, conferencista, colaborador das principais revistas e jornais brasileiros, Gilberto Mendes foi fundador (em 1962) e ainda o diretor artístico e programador do Festival Música Nova de Santos, o mais antigo em seu gênero em toda a América.  Sua obra já foi tocada nos cinco continentes, principalmente na Europa e EUA. Destacam-se, para orquestra, Santos Football Music e o Concerto para Piano e Orquestra; para grupos instrumentais, Saudades do Parque Balneário Hotel, Ulysses em Copacabana Surfando com James Joyce e Dorothy Lamoura, Longhorn Trio, Rimsky; para coro, Beba Coca-Cola, Ashmatour, O Anjo Esquerdo da História, Vila Socó Meu Amor e inúmeras peças para piano e canções.


No Brasil, recebeu o Prêmio Carlos Gomes, do Governo do Estado de São Paulo, e também diversas premiações da APCA,  como o I Prêmio Santos Vivo, dado pela ONG de mesmo nome, pela sua obra “Santos Football Music”, além de ter sido indicado para o Primeiro Prêmio Multicultural do jornal “O Estado de S. Paulo”. Em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, no ano de 2004, o autor recebeu a insígnia e diploma de sua admissão na Ordem do Mérito Cultural, na classe de comendador, do Ministério da Cultura. Gilberto Mendes foi doutor pela Universidade de São Paulo, onde deu aulas no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes até se aposentar. Fez parte, como membro honorário, da Academia Brasileira de Música, e do Colégio de Compositores Latino-americanos de Música de Arte, com sede no México.


O maestro e compositor Gilberto Mendes faleceu na sua Cidade Natal, na Santa Casa de Santos, às 18h40 da noite do dia 1º de janeiro de 2016, aos 93 anos, por falência múltipla de órgãos. Ele tinha problemas respiratórios e sofria de constantes crises asmáticas. Era casado há 40 anos com Eliane Ghigonetto, com quem teve três filhos, um já falecido à época.