Quem pensa que férias de verão em Santos se resumem à praia desconhece lugares que se assemelham a paraísos na Cidade, mesclando natureza e lazer para todas as idades. O Jardim Botânico Chico Mendes, no Bom Retiro, e a Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, são duas opções gratuitas perfeitas para aproveitar os dias de folga em família.
Numa área com mais de 90 mil metros quadrados, o Jardim Botânico é o espaço ideal para aqueles que pensam em realizar uma atividade física. Mesmo com altas temperaturas, o parque mantém clima agradável pela grande quantidade de árvores, o que facilita a vida de quem se aventura em explorar suas trilhas ou correr pelas alamedas, além de se exercitar na academia aberta. 
São mais de 30 atrações, mas a que agrada mais as crianças é a fonte interativa, com esguichos de diversas alturas. Essa é inclusive a atividade preferida da pequena Maria, de um ano, que sempre vai ao parque levada pela avó, a coordenadora de merchandising Juliana Novoa. “Aqui é muito bom. Tem espaço para as crianças se divertirem, é seguro e amplo e está no meio da natureza. Perfeito para um dia em família”, conta ela, que é moradora da Zona Noroeste.
Outro destaque do parque municipal que chama a atenção dos visitantes é a Torre de Observação de Aves, um prédio de quatro andares, em frente ao lago principal, que permite apreciar as mais de 90 espécies que sobrevoam a área e ter uma vista geral do Jardim Botânico.
“Estamos passando as férias aqui e viemos conhecer esse espaço. Achei muito bom, pois, além de muito verde, tem parque para as crianças”, afirma a professora paulistana Eliane Rosa, que foi com o marido e a filha pela primeira vez ao equipamento público.
Aos finais de semana, o local também vira point daqueles que querem realizar um piquenique ou simplesmente conhecer a coleção de vegetações da Mata Atlântica, da Amazônia, da Restinga ou espécies exóticas.
O Jardim Botânico funciona na Avenida João Fraccaroli s/nº, no Bom Retiro, Zona Noroeste de Santos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A entrada é gratuita e o parque conta com programação específica de cursos e atividades, que pode ser conferida nas redes sociais (https://www.facebook.com/jardimbotanicodesantos e https://instagram.com/jardimbotanicosantos).

NO ALTO DO MORRO
“Eu estou apaixonada e não sabia que Santos tinha um espaço assim tão gostoso, com tudo organizado, limpo e bem cuidado. É impressionante o que é possível encontrar em cima do morro”, comenta a esteticista Rafaela Lefosse, há um ano em Santos e que conheceu a Lagoa da Saudade nesta quarta-feira (27). Ela levou o filho Sol Miguel, que aproveitou o espaço verde para subir nas árvores.
Já o morador do Marapé, o treinador desportivo Wanderley Xavier Marques de Souza é frequentador assíduo do espaço. “Venho fazer caminhada todos os dias, exploro as trilhas, vejo os animais que temos aqui. É um espaço perfeito para curtir com a família, principalmente no fim de semana, quando há shows e dá para fazer um churrasco aqui”, conta ele.
Além da Lagoa, que reúne pescadores no entorno, o local conta ainda com playground, espaço pet, pista de skate, fonte interativa, palco flutuante com programação cultural diversificada e a gruta de Santa Sara Kali, a primeira do país em homenagem à padroeira da comunidade cigana. Há também a possibilidade de se reservar um quiosque, de forma gratuita, para fazer um churrasco em família. Para isso, basta procurar o setor administrativo do local para fazer o agendamento.

Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis.