Pelo menos 49 casais disseram ‘sim’ ao amor no Píer do Jardim Casqueiro

Com a vista privilegiada do Píer do Casqueiro, 49 casais disseram ‘sim’ ao amor neste sábado (30) em Cubatão. Participaram do Casamento Comunitário, organizado pela Prefeitura Municipal em retomada a este evento que traz dignidade, marcando para sempre a vida das famílias envolvidas.


Em clima de muita alegria, noivas e noivos foram recepcionados na grande estrutura montada à beira-mar. Antes do encontro oficial, retocaram maquiagem, trocaram de roupas e recepcionaram madrinhas, padrinhos e damas de honra em um espaço vip. Convidaram 6 pessoas para acompanhar a solenidade, número limitado por conta do espaço.


Do lounge, os noivos seguiram pelo Píer do Jardim Casqueiro até o local da cerimônia. Ao caminhar à beira-mar, passou um filme na cabeça de Dona Rosania e Seu Omar. Juntos há 46 anos, só puderam tornar oficial o casamento agora. “Estou emocionada e feliz demais, não vejo a hora de colocar minha aliança”, disse a dona de casa.


A cerimônia foi conduzida por três juízes de casamento – Neidejane Magalhães, Ozeneide Costa e Marcos Farah –  que, um a um, oficializaram a união em documento. O Grupo Solarte – Coral e Orquestra acompanhou os casais durante toda a cerimônia. Se para alguns o documento selou uma uma união firme, para outros foi tempo de iniciar a vida conjugal, como para o casal mais jovem do Casamento Comunitário: Beatriz e Deyvid. Ela com 17 anos de idade e ele, com 19, decidiram se unir em comunhão neste dia. Bia precisou ser emancipada para se casar. Já para Andressa Sales e Mikaias Sousa, a comemoração foi dupla, afinal Andressa completou 24 anos nesse dia 30 de dezembro.


São muitas histórias para contar. Mas o tempero principal em cada uma é o amor. “O Casamento Comunitário não é um ato político, é dignidade para essas famílias que podem usufruir da oficialização da união. Já saem daqui hoje com a certidão de casamento nas mãos”, informou Fabio Capraro, que comanda o Cartório de Registro Civil de Cubatão.


Foram seis meses de muito trabalho da Prefeitura da Cidade, via Secretaria de Assistência Social, conforme explicou o secretário da Pasta Sebastião Ribeiro Zumbi. Trabalho que culminou em cada detalhe do evento: do espaço para fotos no lounge ao coquetel oferecido aos noivos, passando por toda decoração, inclusive na área da cerimônia. “Tudo aqui foi pensado com muito carinho e capricho para toda a comunidade. Estamos imensamente felizes em poder proporcionar essa ação, retomando o Casamento Comunitário na cidade”, afirmou o prefeito Ademário Oliveira.


A iniciativa transcendeu o aspecto cerimonial. “Esse evento é também uma maneira significativa de inclusão social. Tem casais aqui que esperam há décadas a oficialização de uma união que já está consolidada. Isso reforça os laços familiares e é uma maneira muito bonita de terminarmos 2024. Essa é a Administração Municipal desta nova cidade que já temos e pertencemos”, reforçou César Nascimento, secretário de Governo.


A cerimônia foi acompanhada por muitos populares e transmitida ao vivo pelo YouTube oficial da Prefeitura de Cubatão, também disponível no Facebook da Prefeitura. Após o evento, os noivos puderam receber os convidados no lounge para um pedaço de bolo de casamento e o tradicional docinho bem casado, após a certeza do ‘sim’ e alianças selando o amor e a cumplicidade.


Por: Morgana Monteiro/Secom Cubatão
Fotos: Renato Atalaia e Leandro Amaral/PMC