Entrega da unidade municipal de ensino faz parte das celebrações em alusão ao Dia de Santo Amaro

 

Com a meta de ampliar o número de atendidos e investir em mais políticas públicas, a Prefeitura de Guarujá inicia o ano letivo com uma nova unidade de ensino. É a Escola Municipal João Gonçalves Sobrinho, inaugurada no bairro Santa Cruz dos Navegantes, na última segunda-feira (16). A entrega fez parte da programação especial do Dia de Santo Amaro – Padroeiro da Cidade, e foi marcada por autoridades locais e munícipes.

 

Instalado na Rua Antonio Pinto Rodrigues, 13, o equipamento educacional era um anexo da Escola Municipal Hermínia Neves Vitiello. Por isso, o prefeito Válter Suman sancionou a Lei Municipal 5157/23 e readequou sua modalidade de funcionamento, concedendo autonomia e tornando o equipamento uma nova unidade educacional.

 

O secretário de Educação de Guarujá, Márcio Reis, destacou que a mudança administrativa significa uma grande conquista. “Enquanto escola, a unidade será agraciada com recursos exclusivos para manutenção e implantação de iniciativas para melhor atender a população. Vamos seguir trabalhando, sobretudo, para aumentar a quantidade de assistidos e garantir o acesso de todos ao ensino de qualidade”, comemorou.

 

A moradora Ozana Assis, de 59 anos, fez questão de acompanhar a inauguração e agradecer pelo empenho dos poderes Executivo e Legislativo para transformar o anexo. “Tenho dois netos. O caçula passou por aqui e estamos ansiosos para ver a expansão da escola, pois o atendimento já era maravilhoso e deve ficar ainda melhor”, destacou.

 

Superar os 168 atendidos

Na prática, o espaço que atualmente tem capacidade para 168 crianças da Educação Infantil, com idade entre 4 e 5 anos, agora é independente e possui corpo gestor próprio para melhor gerenciar as necessidades da comunidade escolar. Uma das novidades será o emprego de novos recursos no local, que passará a receber verba do Governo Federal, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

 

Revitalizada e ampliada

Há menos de dois anos, a sede foi entregue à população com a insfraestrutura totalmente repaginada. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), revitalizou e ampliou a unidade. Com isso, agora ela possui refeitório, acessibilidade, cozinha mais moderna, despensa, novas salas de aula e dos professores, banheiros, pátio e corredor.

 

O equipamento recebeu ainda climatização, fundações de terreno, ligações de água, esgoto, elétrica, telhado térmico, mobiliários e playground. Para melhor acolher os alunos neste ano letivo, a escola precisou apenas de serviços de manutenção periódica como pintura e pequenos reparos gerais.