45 mulheres foram recebidas no Paço Municipal; encontro teve como foco o crescimento de eventos voltados ao grupo, como a Feira Criativa, realizada mensalmente

 

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, recebeu 45 mulheres empreendedoras no Paço Municipal, na última quinta-feira (1). Elas são participantes da Feira Criativa, evento realizado pela Prefeitura e que integra o Programa de Empreendedorismo Negro, instituído pela Lei Municipal 4.867/2020. O encontro teve o objetivo de traçar projetos futuros em prol do crescimento do empreendedorismo afro.

 

A reunião deu espaço para diversas mulheres sugerirem ideias para o crescimento das feiras e contarem um pouco de suas histórias e como chegaram ao empreendedorismo. Uma delas é a artesã Jussara Jesus dos Santos, moradora do Pae Cará. “Sou mãe e tenho um filho atípico de 10 anos de idade. Sou formada em contabilidade, mas precisei parar de trabalhar para poder cuidar do meu filho. Encontrei no empreendedorismo uma forma de conseguir conciliar isso enquanto conquisto nosso sustento”, contou.

 

Entre as participantes, também estava a presidente do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra, Terezinha de Jesus, e a ex-presidente e atual conselheira, Suely de Melo Pastoriza, a Mãe Danda. As organizadoras das Feiras Criativas, Jacira Rosa e Vanessa Belém também expuseram suas ideias.

 

Jacira salientou a importância da iniciativa para o Município. “Essas mulheres colaboram para o giro da economia, ao mesmo tempo em que levam o pão de cada dia para seus lares, além de encontrarem uma razão para viver. Muitas delas superam uma depressão, um ambiente familiar complicado, por meio do prazer de empreender”, afirmou.

 

A Feira Criativa já teve duas edições entre dezembro e janeiro deste ano. Somadas, deram oportunidade para cerca de 40 mulheres mostrarem seus trabalhos. Os eventos acontecem sempre no Paço Raphael Vitiello, conduzidos pela Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos, vinculada à Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais (Secom) e serão sempre no último dia útil do mês.

 

O prefeito Válter Suman comemorou a oportunidade de ouvir as demandas e conhecer a história de algumas participantes. “Vamos concatenar as sugestões e montar um cronograma de trabalho de forma organizada, da maneira que elas merecem. É um trabalho valoroso”, pontuou.

 

O secretário municipal de Comunicação e Relações Sociais, Tadeu Ferreira Júnior, compôs a mesa e destacou a importância da iniciativa. “Estimular a economia criativa na Cidade é atuar direto na ponta, com o incremento do orçamento familiar do microempreendedor. É impulsionar quem mais precisa ser incentivado”, afirmou.

 

Participaram também o secretário de Coordenação Governamental e Assuntos Estratégicos, Thiago Toscanelli, diretores e superintendentes da Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Secom), Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), além de representantes do Poder Legislativo.