15 Fev (Reuters) - Três pessoas estavam sob custódia em Kansas City, Missouri, nesta quinta-feira, enfrentando questões sobre o que levou a um tiroteio em massa perto do comício da vitória do Super Bowl na cidade e quem estava por trás disso.
Pelo menos uma pessoa foi morta e outras 21 ficaram feridas por tiros na quarta-feira do lado de fora da Union Station, um marco da cidade, onde milhares de torcedores se reuniram com o Kansas City Chiefs para comemorar o triunfo do time no campeonato da NFL sobre o San Francisco 49ers, disseram as autoridades.
Anúncio · Role para continuar
O derramamento de sangue, que ocorreu no final do comício após um desfile, transformou a ocasião festiva num cenário de pânico, enquanto multidões de participantes lutavam para se proteger ao som de tiros rápidos.
A estação de rádio local KKFI identificou a vítima morta como Lisa Lopez, uma de suas disc jockeys e apresentadora do programa "Taste of Tejano". Outras quinze vítimas sofreram ferimentos com risco de vida, disse o chefe do Corpo de Bombeiros, Ross Grundyson, em entrevista coletiva no final da tarde.
Anúncio · Role para continuar
Onze dos feridos por tiros ou pelo pandemônio que se seguiu eram crianças de apenas 6 anos, disseram as autoridades.
Nenhum membro do time de futebol, seus treinadores ou outros funcionários presentes no comício ficaram feridos, disseram os Chiefs.
A chefe de polícia, Stacey Graves, disse em entrevista coletiva na noite de quarta-feira que três pessoas foram detidas "e sob investigação" em conexão com o tiroteio, mas disse que os investigadores ainda não determinaram o motivo.
Anúncio · Role para continuar

AS CIRCUNSTÂNCIAS PERMANECEM ESCURAS

Ela disse que a polícia ainda não tem certeza se a celebração da vitória do Super Bowl foi alvo de ataque ou se a violência foi incidental ao evento e se estendeu a ele.
As autoridades apelaram a qualquer pessoa que tivesse informações sobre o tiroteio ou vídeo que pudesse ajudar a esclarecer o que aconteceu para que as compartilhasse com a polícia.
Graves disse que estava ciente do vídeo que supostamente mostrava fãs subjugando um suspeito e que os investigadores estavam analisando as imagens para determinar se o indivíduo era uma das pessoas levadas sob custódia policial.
Police detain a person following a shooting near an outdoor celebration of the NFL champion Chiefs' Super Bowl victory, in Kansas City
Policiais detêm uma pessoa fora da Union Station após um tiroteio perto de uma celebração ao ar livre da vitória do campeão da NFL Chiefs no Super Bowl, em Kansas City, Missouri, EUA, em 14 de fevereiro de 2024, nesta captura de tela obtida de um vídeo de mídia social. Alyssa Contreras/via REUTERS compra direitos de licenciamento, abre uma nova aba
O participante do desfile, Paul Contreras, disse à estação de televisão local KETV que foi um dos fãs que ajudou a atacar o homem e o viu largar uma arma quando foi derrubado.
“Ele luta o tempo todo para se levantar e fugir”, disse Paul, acrescentando que a polícia chegou em poucos instantes. "Estamos lutando um contra o outro, você sabe. Estamos lutando para mantê-lo no chão e ele está lutando para se levantar."
O prefeito de Kansas City, Quinton Lucas, lamentou que as autoridades da cidade não tenham sido capazes de prevenir tal violência, apesar da presença de mais de 800 policiais, incluindo agentes federais, na segurança do evento.
“Desfiles, comícios, escolas, filmes – parece que quase nada é seguro”, disse Quinton, um democrata, aos repórteres, contando como estava entre aqueles que correram para se proteger ao som de tiros.
A saraivada de tiros aconteceu perto de uma garagem a oeste da estação, cuja entrada principal serviu de pano de fundo para o palco do comício da vitória, segundo a polícia e a mídia local.
Union Station, um edifício Beaux Arts de 109 anos que já serviu como um importante centro ferroviário dos EUA para o tráfego de passageiros e carga, hoje abriga um museu e atrações turísticas, e é um terminal para o serviço de passageiros da Amtrak.
A celebração do Super Bowl contou com a participação do tight end do Chiefs, Travis Kelce, no palco com o quarterback Patrick Mahomes e outros companheiros de equipe, mas a namorada superestrela pop de Kelce, Taylor Swift, estava de volta em turnê na Austrália na época.
“Estou com o coração partido pela tragédia que aconteceu hoje”, postou Kelce no X na noite de quarta-feira. “Meu coração está com todos que vieram comemorar conosco e foram afetados. KC, você significa muito para mim.”
Os governadores do Missouri e do Kansas estavam entre os dignitários presentes no evento, mas também saíram ilesos.
O tiroteio ocorreu três dias depois que os Chiefs derrotaram os 49ers na prorrogação para vencer o Super Bowl por 25-22 , marcando seu quarto campeonato da National Football League.
Em 17 de junho de 1933, Union Station foi palco de um tiroteio ao ar livre e assassinato de quatro policiais e um criminoso fugitivo em um incidente notório conhecido como Massacre de Kansas City.
A violência de quarta-feira ocorreu no sexto aniversário de um dos mais notórios tiroteios em massa da história recente dos EUA, quando 17 pessoas foram mortas e outras 17 ficaram feridas na escola Marjory Stoneman Douglas High School, em Parkland, Flórida. O atirador naquele incidente, um ex-aluno que tinha 19 anos na época, se declarou culpado e foi condenado à prisão perpétua.

Reportagem de Steve Gorman em Los Angeles e Daniel Trotta em Carlsbad, Califórnia; Reportagem adicional de Brad Brooks, Dan Whitcomb, Kanishka Singh e Rich McKay; Escrita por Steve Gorman; Edição de Lincoln Feast e Michael Perry