Um vívido azul encheu os olhos de quem presenciou um novo espaço de convivência ser entregue na tarde desta sexta-feira (15), no Centro Histórico de Santos. Após um mês de muita criatividade e comprometimento com o meio ambiente e conforto dos munícipes, a Ecofábrica da Zona Noroeste, em parceria com a empresa ModalGR, inaugurou a revitalização da Praça Antônio Teles. 
A ação faz parte dos inúmeros projetos que a Ecofábrica realiza com a intenção de reavivar espaços trazendo mais cores e uma nova funcionalidade a objetos descartados, usando um baixo investimento gerado por reciclagem. Para todos os locais, os mobiliários são construídos com materiais sustentáveis e mão de obra de colaboradores do equipamento. O projeto segue a referência do Bulevar das Artes Othon Feliciano, localizado no Gonzaga, entregue em agosto do ano passado. 
Agora, todos os munícipes que trabalham no Centro ou apenas estiverem de passagem pela Praça Antônio Teles poderão aproveitar de uma tendência adotada pelo azul do conceito utilizado pela Ecofábrica: o mar. Inclusive, elementos marinhos estão por toda a parte do projeto, com grafites assinados pelo artista Catts, que ilustram tartarugas, estrelas, conchas e o movimento das águas. 
Chamou a atenção do público, durante a solenidade de entrega, o cuidado nos detalhes de cada banco produzido com teclados descartados, garrafas plásticas e isopor. A criatividade foi além, com três árvores cenográficas imitando palmeiras, criadas a partir do reaproveitamento de cerca de doze postes de iluminação sem mais utilidade. Antigas lixeiras, que não estavam mais alocadas pela Cidade, viraram vasos de plantas. 
Está nos planos, de acordo com a equipe da Ecofábrica, que o espaço receba bituqueiras que já estão em processo de desenvolvimento para as pessoas que usam a praça para lazer e durante o horário de almoço. 
“Está sendo muito importante tirar mais um projeto do papel, desta vez para levar um contraste azulado ao Centro. A praça já existia, então pensamos ‘vamos revitalizá-la e levar cor, com o conceito de sustentabilidade’. Foi um trabalho que levou cerca de um mês e contou com grandes parcerias”, contou Anderson Camargo, coordenador da Ecofábrica. 
Presente na solenidade, o ouvidor municipal Rivaldo Santos frisou a importância do trabalho do equipamento para Santos. “A Ecofábrica está saindo do seu espaço na Zona Noroeste e ganhando outros pontos da Cidade. A gente percebe que cada vez mais está sendo possível mostrar que é possível você dar vida nova a resíduos que antes eram tratados como lixo. E esse serviço não só faz o reaproveitamento como também realiza uma transformação social”.
Durante o processo, a ModalGR prestou auxílio na revitalização do espaço com a contribuição de matéria-prima. No evento de entrega, o CEO da empresa, Danilo Abbondanza, falou sobre a parceria. “Conhecemos a Ecofábrica em novembro do ano passado e pude ver pessoalmente tudo aquilo que fazem no equipamento. Ficamos muito interessados nas possibilidades que produtos recicláveis podem trazer a um espaço e não perdemos o contato com o Anderson. Agora, juntos, estamos trazendo um pedaço mais colorido ao nosso Centro, em frente à unidade da ModalGR”.
 
PARCERIA CONTINUA
E o trabalho em conjunto continuará além da praça do Centro Histórico. A empresa, que presta consultoria na área de tecnologia da informação, está desenvolvendo um site para armazenar os projetos da Ecofábrica. Já na etapa final, o site buscará incentivar outras organizações a firmar parcerias com o equipamento, mostrando todas as iniciativas da Ecofábrica e um canal de contato para quem quiser colaborar e conhecer mais os projetos.
 
REALIZAÇÃO
O ambiente de convivência é uma realização da EcoFábrica e Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa), unidades pertencentes à Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), em parceria com a empresa ModalGR. 

Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis.