A 21ª edição da Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas será disputada neste sábado (16), com largada às 7h, na Praia da Aparecida, em Santos, e chegada no mesmo local.  
O evento terá a participação de algumas das principais equipes do país que competirão com nove atletas por meio de revezamento durante todo o percurso, uma vez que seis competidores sempre ficam remando e três acompanham no barco de apoio. 
O evento terá percurso de 75km ininterruptos no mar, entre costeiras e trechos mais afastados, no rio (Canal de Bertioga) e no Porto de Santos. A prova contará com as categorias masculino e feminino open, mista open e também masculino e feminino 40+ e 50+.
A competição é organizada pelo atleta Fábio Paiva e conta com apoio da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Esportes (Semes). 
“Essa é uma das provas mais tradicionais da modalidade. É um evento que atrai os olhares do Brasil inteiro para Santos, e o Fábio Paiva, que é o pioneiro na disseminação da Canoa Havaiana no Brasil, tem grande mérito nisso”, destacou o titular da Semes, Gelasio Fernandes.

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de  Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade.