Oministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, cobrou o comprometimento dos países no financiamento da transição energética mundial nesta terça-feira (19/3), durante o painel “Escolhas políticas para a transição energética”, na CERAWeek by S&P Global, em Houston, nos Estados Unidos. Segundo ele, a liderança do Brasil na COP 30, no próximo ano, terá como objetivo mobilizar o mundo em torno destes compromissos.

“Nós não temos barreiras à emissão de carbono, nós vivemos em um único ecossistema. Com isso, a transição energética só vai se dar de forma mais célere para alcançarmos os objetivos e compromissos assumidos se nós efetivamente tivermos o comprometimento global. Os países precisam respeitar a sua pluralidade energética, as várias rotas tecnológicas”, destacou o ministro.

Silveira chamou a atenção para acordos assinados e ainda não cumpridos nas demais conferências. Projeções recentes realizadas pelo Fórum Econômico Mundial apontam que seriam necessários cerca de US$ 2,2 a US$ 2,8 trilhões anuais até 2030 para o financiamento da transição energética dos países em desenvolvimento, excluindo a China.

“No G20 e na COP 30, no Brasil, queremos promover este debate objetivo sobre a valoração internacional das matrizes energéticas, tanto da descarbonização do setor de transportes e mobilidade quanto do setor elétrico, aproveitando esta janela de oportunidades para além da sustentabilidade, que é a base da economia verde”, defendeu o ministro.