Por Reuters

Um morador caminha por uma rua perto de prédios danificados por ataques militares russos, em meio ao ataque da Rússia à Ucrânia, na cidade fronteiriça de Pokrovsk, região de Donetsk, Ucrânia, em 21 de maio de 2025. REUTERS/Anatolii Stepanov/Foto de Arquivo. Direitos de Licenciamento disponíveis para compra.
KIEV, 30 de outubro (Reuters) - A Ucrânia está intensificando seus esforços para defender o centro estratégico de Pokrovsk , visando garantir rotas de abastecimento e evacuação essenciais e eliminar a infiltração da infantaria russa na cidade, disse o comandante máximo do exército nesta quinta-feira.
Oleksandr Syrskyi disse que visitou a região para se encontrar com suas tropas, visto que a Rússia - quase quatro anos após o início da invasão da Ucrânia - continuava a intensificar seus ataques.
A newsletter Reuters Daily Briefing oferece todas as notícias que você precisa para começar o dia. Inscreva-se aqui.
Ele rejeitou a afirmação de Moscou de que suas forças haviam encurralado as tropas ucranianas dentro da fortaleza oriental.
Anúncio · Deslize para continuar
"A infantaria inimiga, evitando o combate, está se reunindo em áreas urbanas e mudando de posição, portanto, a principal tarefa é localizá-la e destruí-la", disse Syrskyi no aplicativo Telegram.
Há mais de um ano que a Rússia avança em direção a Pokrovsk, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, assumindo o controle, lenta mas seguramente, das pequenas aldeias ao sul.
No domingo, o Estado-Maior da Ucrânia informou que pelo menos 200 militares russos entraram na cidade em grupos distintos, enquanto intensos tiroteios com armas leves ocorriam no antigo centro logístico.
A Ucrânia estava tomando medidas para "fortalecer a estabilidade das defesas" na cidade e visava reforçar sua logística, melhorando a defesa das rotas de abastecimento e evacuação, disse Syrskyi.
Anúncio · Deslize para continuar
"A principal prioridade é salvar a vida de nossos soldados", disse ele.
A logística para a cidade era complicada devido aos drones FPV da Rússia, "mas possível", disse o 7º Corpo de Resposta Rápida da Ucrânia, que opera na área, em um comunicado no Facebook.
A brigada acrescentou que a Rússia usou principalmente infantaria para atacar Pokrovsk, mas também mobilizou veículos blindados para avançar em direção a Myrnohrad, a cerca de 6 km (4 milhas) a nordeste.
A procuradora de Paris, Laure Beccuau, disse esperar que isso leve à recuperação das joias desaparecidas.
00:0901:00
Reportagem de Yuliia Dysa; Edição de Alison Williams e Andrew Heavens
