Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Ucrânia reforça defesas em Pokrovsk enquanto Rússia intensifica ataques

Publicada em: 30/10/2025 12:23 -

Por Reuters
 
Um morador caminha por uma rua perto de prédios na cidade fronteiriça de Pokrovsk.
Um morador caminha por uma rua perto de prédios danificados por ataques militares russos, em meio ao ataque da Rússia à Ucrânia, na cidade fronteiriça de Pokrovsk, região de Donetsk, Ucrânia, em 21 de maio de 2025. REUTERS/Anatolii Stepanov/Foto de Arquivo. Direitos de Licenciamento disponíveis para compra., abre uma nova aba
KIEV, 30 de outubro (Reuters) - A Ucrânia está intensificando seus esforços para defender o centro estratégico de Pokrovsk , visando garantir rotas de abastecimento e evacuação essenciais e eliminar a infiltração da infantaria russa na cidade, disse o comandante máximo do exército nesta quinta-feira.
Oleksandr Syrskyi disse que visitou a região para se encontrar com suas tropas, visto que a Rússia - quase quatro anos após o início da invasão da Ucrânia - continuava a intensificar seus ataques.

A newsletter Reuters Daily Briefing oferece todas as notícias que você precisa para começar o dia. Inscreva-se aqui.

Ele rejeitou a afirmação de Moscou de que suas forças haviam encurralado as tropas ucranianas dentro da fortaleza oriental.
Anúncio · Deslize para continuar
"A infantaria inimiga, evitando o combate, está se reunindo em áreas urbanas e mudando de posição, portanto, a principal tarefa é localizá-la e destruí-la", disse Syrskyi no aplicativo Telegram.
Há mais de um ano que a Rússia avança em direção a Pokrovsk, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, assumindo o controle, lenta mas seguramente, das pequenas aldeias ao sul.
No domingo, o Estado-Maior da Ucrânia informou que pelo menos 200 militares russos entraram na cidade em grupos distintos, enquanto intensos tiroteios com armas leves ocorriam no antigo centro logístico.
A Ucrânia estava tomando medidas para "fortalecer a estabilidade das defesas" na cidade e visava reforçar sua logística, melhorando a defesa das rotas de abastecimento e evacuação, disse Syrskyi.
Anúncio · Deslize para continuar
 
"A principal prioridade é salvar a vida de nossos soldados", disse ele.
A logística para a cidade era complicada devido aos drones FPV da Rússia, "mas possível", disse o 7º Corpo de Resposta Rápida da Ucrânia, que opera na área, em um comunicado no Facebook.
A brigada acrescentou que a Rússia usou principalmente infantaria para atacar Pokrovsk, mas também mobilizou veículos blindados para avançar em direção a Myrnohrad, a cerca de 6 km (4 milhas) a nordeste.
A procuradora de Paris, Laure Beccuau, disse esperar que isso leve à recuperação das joias desaparecidas.
 
 
00:0901:00
 

Reportagem de Yuliia Dysa; Edição de Alison Williams e Andrew Heavens

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...