Iniciativas que conta com os parceiros Gerando Falcões, Visão Mundial e Instituto KondZilla promovem oportunidades de geração de renda
na Baixada Santista
A secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Andrezza Rosalém, visitou nesta quarta-feira (29), a Rumo, maior operadora ferroviária do país, para conhecer iniciativas que integram o Movimenta Baixada, programa que une empresas, organizações e moradores para transformar a Baixada Santista em um território mais justo, forte e vibrante. A visita teve a participação também da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS).
Durante o encontro, o Gerando Falcões apresentou o Programa Decolagem, que acompanha 1.500 famílias de Cubatão em trilhas de evolução social, e o Asmaras, voltado à autonomia financeira de mulheres por meio de crédito solidário.
Já a Visão Mundial destacou o Trilhando Rumos, que oferece capacitação profissional, apoio a empreendedores e feiras de empregabilidade nos territórios de Cubatão e São Vicente.
O Instituto KondZilla, por sua vez, demonstrou o potencial da economia criativa com a Escola de Criadores, nas versões presencial e online, oferecendo formação gratuita em audiovisual, marketing digital e empreendedorismo cultural para jovens das periferias.
Durante a visita, a secretária Andrezza destacou a importância das ações articuladas em sinergia com o SuperAção SP, política estadual de superação da pobreza conduzida pela SEDS. "São projetos que dialogam diretamente com o propósito do SuperAção SP e da Secretaria de Desenvolvimento Social, que é promover oportunidades reais de transformação. A Baixada Santista tem mostrado que, com parcerias sólidas e inovação social, é possível romper ciclos de vulnerabilidade e impulsionar o desenvolvimento local", afirmou.
Já o vice-presidente Jurídico e Socioambiental da Rumo, Valter Pedrosa, destacou que a "transformação social não acontece sozinha". É fundamental que o público e o privado unam esforços para um bem comum que, no nosso caso, é promover o desenvolvimento social de pessoas em situação de vulnerabilidade por meio da educação, da inclusão produtiva, do protagonismo e da promoção da autonomia das comunidades".
O Movimenta Baixada atua em comunidades de Cubatão e São Vicente, como Vila Esperança, Vila Natal, Costa Muniz, Vale Novo, Paratinga e Acaraú. Por meio de parcerias estratégicas, o programa estimula a geração de renda, a inclusão social e a valorização das identidades locais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das famílias da região.
