Por g1 Santos

 


Tarifa dos ônibus municipais ficará mantida em Praia Grande — Foto: Prefeitura de Praia Grande/Fred Casagrande

Tarifa dos ônibus municipais ficará mantida em Praia Grande — Foto: Prefeitura de Praia Grande/Fred Casagrande

O reajuste do valor da tarifa dos ônibus municipais em Praia Grande, no litoral de São Paulo, foi suspenso. Segundo a prefeitura, com isso, a população permanecerá pagando o valor de R$ 4,80.

A previsão era que o reajuste real de 2022 ficaria suspenso até o próximo dia 30 de abril. Porém, a administração municipal prorrogou o decreto 7.500/2022. Com isso, a população não pagará os R$ 5,35 que estavam previstos.

De acordo com a prefeitura, para continuar com opções que possam impactar positivamente o preço da passagem, atualmente está sendo finalizado o projeto de criação do Fundo Municipal de Mobilidade, uma exigência para receber o repasse do futuro Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (PNAMI). O programa deve ser criado com a aprovação do Projeto de Lei Federal 4.392/2021, que atualmente está para ser votado na Câmara dos Deputados.

Com a criação de ambos, os recursos seriam repassados para a cidade e poderão ser utilizados no valor da passagem. Em um primeiro momento, o valor resultaria na manutenção do preço da tarifa repassada aos passageiros do sistema municipal, podendo até baixar, segundo a administração municipal.

A frota de ônibus de Praia Grande tem 83 veículos e o sistema viário municipal conta com 14 linhas, interligadas entre si e entre as linhas intermunicipais através do Terminal Rodoviário Tatico (Bairro Mirim) e Tude Bastos (Bairro Sítio do Campo).