Santos recebe, neste domingo (12), a 2ª etapa do 31º Troféu Brasil e mais uma edição do Campeonato Santista de Short Triathlon. A sequência ‘mar, corrida e bike’ de ambas as provas promete movimentar a orla santista com mais de 800 atletas de todo Brasil.
Foram disponibilizadas 68 vagas exclusivamente para santistas, oferecidas por meio do decreto 8.840/20, que possibilita ao organizador do evento a permuta proporcional dos valores devidos a título de preços públicos pela disponibilização de inscrições gratuitas para participação na prova, desde que atenda ao interesse público.

A PROVA
O evento começa na praia da Aparecida, onde está prevista a largada da natação, a partir das 7h, em três baterias com intervalo de 3 minutos.
Já o início da largada da corrida acontece às 8h15, em duas baterias com intervalo de 3 minutos. O circuito termina na Av. Bartholomeu de Gusmão (em frente à Etec Escolástica Rosa), onde estão previstos o início e a chegada do ciclismo.
O evento é organizado pela NA Sports e conta com o apoio da Prefeitura de Santos, através da Secretaria de Esportes (Semes). A prova de natação terá 750m a serem percorridos, o ciclismo 20km, seguidos por mais 5km de corrida.

COMPETIÇÃO MAIS TRADICIONAL DO PAÍS
De acordo com o diretor da NA Sports, responsável pela organização do evento, Nubio Lima, “essa é a competição mais tradicional da modalidade no País e uma das mais importantes do mundo". 
"Foi aqui que as principais estrelas do triatlo nacional, que representaram o Brasil nas Olimpíadas, começaram. Tenho certeza que é um verdadeiro espetáculo do esporte na Cidade, com hotéis e comércio cheios de gente que vem competir de todos os lugares do País", destacou. 
O secretário de Esportes, Gelasio Fernandes Jr., destacou a importância da competição para a Cidade. “A Prefeitura é uma grande incentivadora do esporte e provas desse porte trazem grande visibilidade para o Município com a vinda de atletas de todo País. É o Troféu Brasil consagrando mais uma vez Santos como a capital brasileira do triatlo”, ressaltou.

NAMORADOS CELEBRAM NA COMPETIÇÃO
Pelo menos dois casais de atletas escolheram um programa diferente para comemorar o Dia dos Namorados, disputando juntos uma das principais competições de triatlo do Brasil.
A publicitária Bruna Tasca é moradora da capital paulista e já participou do Troféu Brasil em 2021 e do Internacional de Santos, em 2022. Agora, trouxe o namorado Leonardo para participar da competição com ela. "Nós nos conhecemos através do triatlo, na ciclovia em São Paulo. Nossa primeira viagem juntos foi para disputar o Internacional de Santos", conta.
"Essa prova, neste dia, tem tudo a ver com a nossa história e vai ser maravilhoso comemorar o dia dos namorados fazendo o que a gente mais gosta junto. Nunca competimos os dois na mesma prova, sempre assistimos um ao outro, estou ansiosa por essa experiência, vai ser super legal”, comenta Bruna.
Outro exemplo é Ana Laura Franzino de Almeida, que veio de Ribeirão Preto. Ela já participa da prova há anos, mas dessa vez a iniciativa de se inscrever foi do namorado Márcio. Eles sempre competem juntos e já vinham se preparando para disputar o Troféu Brasil. 
"Namoramos há dois anos, treinamos juntos e fazemos provas juntos. Estamos com boas expectativas para a prova", diz Ana Laura. E não é para menos. Eles acabaram de disputar o Iron Man 70.3 Florianópolis e garantiram vaga no Campeonato Mundial de Triathlon, que acontecerá em St. George, Utah, nos Estados Unidos.