lém da recuperação do local, que futuramente será mais uma atração turística

 na Cidade, o projeto de remodelação contempla o acesso ao local por meio de intervenções na Rua Itapema e na Travessa Itapema

 

O Forte da Vera Cruz de Itapema, conhecido como Forte do Itapema, em Vicente de Carvalho (Rua Itapema, 55 – Jardim Cunhambebe) ficará mais bonito. A infraestrutura de acesso está sendo remodelada, bem como o seu entorno. O projeto de revitalização contempla, ainda, o recapeamento da Rua Itapema e da Travessa Itapema, com a execução de calçadas, guias e sarjetas, e acessibilidade, o que também irá melhorar o acesso ao local.

 

O projeto inclui intervenções nos acessos externos, jardins e passeios, restauro dos balaústres e guarda-corpos. Também estão previstos reconstrução do muro, serviço de pintura e a instalação de refletores com lâmpadas de LED para melhorar a iluminação e dar um maior destaque para o local. O portão de entrada será substituído e o espaço ganhará uma guarita nova para melhor controle de acesso e monitoramento.

 

Os jardins também serão renovados por meio do plantio de grama e algumas espécies arbóreas, como pitangueira, manacá-da-serra e dracena. O projeto não prevê a realização de alterações na edificação, já que é uma das construções mais antigas do Município e patrimônio histórico tombado. A revitalização terá investimento de mais de R$ 1,5 milhão, recurso do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

 

História

O local foi construído no século XVI e teve a gestão cedida pela União para a Prefeitura de Guarujá. O Forte do Itapema, junto com outras edificações históricas do Município, fará parte do roteiro Os Fortes da Ilha do Dragão, que contempla a visitação às fortificações da Cidade.

 

Segundo a secretária municipal de Planejamento, Polliana Iamonti, o objetivo das intervenções é o de recuperar o entorno sem tirar as características turísticas e históricas do local. "Queremos melhorar o acesso ao local para que seja um ambiente de visitação e de contemplação da região, que é muito bonita e tem uma vista privilegiada”.

 

O secretário municipal de Infraestrutura de Obras, Adilson de Jesus, explica que serão mantidos ainda os materiais existentes atualmente, refazendo e recuperando o que for necessário. “O local tem um potencial turístico que deverá ser explorado, unindo um visual lindo a um pedaço da história da região”.